Você está passando por essa situação: “troquei a resistência mas o chuveiro não esquenta”. Leia até o final e verá que a solução pode ser simples.
AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito
A maioria das grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
Como trocar a resistência do seu chuveiro?
Tenho certeza que isso já aconteceu com você alguma vez na vida: Você está no banho, todo ensaboado, e de repente a água do começa a esfriar. O que fazer? Primeiramente, se o chuveiro parou de funcionar, e o disjuntor não foi desarmado, a resistência pode ter queimado.
Trocar a resistência do chuveiro é uma tarefa simples, mas requer cuidados. Primeiro, nunca faça o reparo com a rede elétrica ligada. Segundo, entenda como ela funciona. A famosa resistência do chuveiro é uma pecinha metálica que fica dentro dele. Logo depois de ser aquecida por uma corrente elétrica, a água passa por ela e esquenta na hora.
Ter uma resistência extra é a primeira medida
Antes de mais nada, é comum que a resistência queime quando abrimos o chuveiro com pouco fluxo. Normalmente fazemos isso no inverno, para aquecer mais a água. Desse modo, o ideal é ter em casa uma resistência reserva. Da mesma forma, é importante ter uma lanterna a disposição. Ela será necessária quando você for desligar a rede elétrica para trocar a resistência com segurança. Além disso, jamais reutilize uma resistência queimada, improvisando com arames ou outro material.
Veja o passo a passo
Agora vamos explicar o passo a passo para trocar a resistência do chuveiro com segurança:
Primeiro, verifique se a resistência está queimada. Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche-o. Em seguida, desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Se a água não esquentar, então é sinal de que a resistência do chuveiro está queimada.
Segundo, use equipamentos de proteção e desligue o disjuntor. É fundamental usar calçados de borracha para isolar seu corpo do solo. Da mesma forma, é importante secar o banheiro para evitar acidentes. E não se esqueça de deligar a rede elétrica!!!
Terceiro, observe a posição da resistência que queimou. Você pode até fotografar para ter precisão do local, e colocar a resistência nova na mesma posição. O trecho maior entre os contatos será aplicado na parte maior da resistência. Já o trecho menor, na parte correspondente ao tamanho.
Quarto, abra o chuveiro e remova a resistência, seguindo os passos descritos na embalagem. Caso seja necessário, utilize a chave de fenda para desmontá-lo. Em seguida, desconecte o chuveiro da fiação elétrica. Trabalhe em uma mesa para facilitar todo a troca da resistência. Então, desenrosque o espalhador e retire a tampa. Tome cuidado para não estragar a borracha que fica entre a câmara e a tampa. Isso garante que não ocorra vazamentos futuros.
Para finalizar
Por fim, antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos. A intensão é retirar o ar e encher o reservatório do chuveiro com água. Dessa forma, você evitará que a nova resistência queime. Feito isso, desligue o chuveiro e ligue o disjuntor.
Teste o seu chuveiro antes de utilizá-lo: primeiro ligue a rede elétrica. Se a água esquentar normalmente, seu chuveiro estará pronto para uso. Se a água não esquentar ou o disjuntor travar a energia, desligue a energia geral e realize os passos de troca da resistência do chuveiro novamente.
Da mesma forma, também é importante conhecer as normas regulamentam a segurança e prevenção de acidentes. Você sabe o que é Nr10?