🚿 Troquei a “RESISTÊNCIA” mas o CHUVEIRO AINDA NÃO ESQUENTA 😠

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Como trocar a resistência do seu chuveiro?
Como se prevenir para quando a resistência do chuveiro queima?

Esta cena já deve ter acontecido com você alguma vez na vida. Você está lá, todo ensaboado e, de repente, a água do chuveiro começa a esfriar e gela! Que frioooo! E agora? Frustrante, não é? Bom, se o chuveiro parou mesmo de funcionar e não é o caso de ter apenas “caído a chavinha” (desarmar o disjuntor), realmente a resistência pode ter queimado e aí, o que resta é trocar.

Trocar a resistência do chuveiro é uma tarefa simples, mas requer cuidados. Primeiro, nunca faça o reparo com a rede elétrica ligada e, antes de aprender a trocar, entenda que a famosa resistência do chuveiro se trata de uma pecinha metálica que fica dentro dele. Para que a água fique quente, é preciso que a resistência esquente por meio de uma corrente elétrica. Quando a água passa pela resistência, ela esquenta instantaneamente. Entendeu?

Ter uma resistência extra é a primeira medida

Principalmente em épocas de frio, quando abrimos o chuveiro com pouco fluxo para que ele consiga aquecer a água, é comum que a resistência queime. A sugestão óbvia é fazer o mesmo recomendado a fazer com as lâmpadas, ou seja, ter uma resistência sobressalente. Da mesma forma como você deixa sempre em casa uma lâmpada a mais, para não ficar sem luz no caso de uma delas queimar, você pode ter sempre em casa uma resistência extra para o seu chuveiro. Decisão prática e barata, então porque tanta gente não faz?

Vamos parar de sofrer e já pensar em tudo? Então tenha também uma lanterna para que você possa desligar a rede elétrica para trocar a resistência com segurança, mesmo se for à noite. Por questões de segurança, jamais reutilize uma resistência queimada, tentando improvisar com arames ou outra coisa.

Agora segue um passo-a-passo resumido para você trocar a resistência do seu chuveiro com tranquilidade, segurança e eficiência:

Verificar se a resistência está queimada: Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro esteja queimada mesmo.

Use equipamentos de proteção e desligue o disjuntor: o preparo é importante e é fundamental usar calçados de borracha, para isolar seu corpo do solo. Também secar o banheiro para não haver acidentes e deligar a rede elétrica!!! Não esqueça de DESLIGAR O DISJUNTOR.

Observe a posição da resistência que queimou: você pode até fotografar, para colocar a resistência nova na mesma posição. O trecho maior entre os contatos será aplicado na parte maior da resistência e a menor na parte correspondente ao tamanho.

Abra o chuveiro: na hora de trocar, a primeira coisa é abrir o seu chuveiro, depois remova a resistência, seguindo os passos descritos na embalagem. Caso seja necessário, utilize a chave de fenda para desmontá-lo. Desconecte todo o chuveiro da fiação elétrica e trabalhe em uma mesa para facilitar todo a troca da resistência. Desenrosque o espalhador e retire a tampa. Para que não haja vazamentos futuros, tome cuidado para não estragar a borracha que fica entre a câmara e a tampa.

Retire a resistência queimada e encaixe a nova: com o auxílio do alicate, retire a resistência antiga e coloque a nova, na mesma posição que a antiga estava. Feito isso, monte o chuveiro novamente.

Abra o chuveiro por alguns segundos: antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos. A intensão é retirar o ar e encher o reservatório do chuveiro com água para evitar que a nova resistência queime. Feito isso, desligue o chuveiro e ligue o disjuntor.

Teste o seu chuveiro antes de utilizá-lo: primeiro ligue a rede elétrica. Se a água esquentar normalmente, seu chuveiro estará pronto para uso. Caso a água não esquentar ou o disjuntor travar a energia, desligue a energia geral e realize os passos de troca da resistência do chuveiro novamente.

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10