...

🚿 Instalou um chuveiro novo e ele esquentou menos?

instalou um chuveiro novo e ele esquentou menos

Instalou um chuveiro novo e ele esquentou menos? Bom, no conteúdo de hoje vamos falar sobre esse possível problema que pode acontecer na instalação de chuveiros elétricos. Para isso, vamos dar como exemplo um caso que chegou para os profissionais da Engehall há um tempo atrás. Veja só.

Um cliente a pouco tempo atrás relatou pra gente que instalaram um chuveiro de 7700W na casa dele. Mas o danado do chuveiro esquenta menos do que o antigo de 5500W. Como isso pode acontecer?

De modo geral, pode parecer uma situação boba. Mas é muito comum que aconteça em épocas mais frias do ano.

Você chama aquele zé faísca e explica que o chuveiro está esquentando pouco e você quer tomar um banho mais quente. O que o Zé Faísca faz? Compra um chuveiro ou apenas uma resistência de maior potência. Mas ele não observa a tensão da rede, um detalhe que faz toda a diferença.

Depois do serviço pronto, o cliente percebeu que o chuveiro esquentava menos que o anterior, mesmo sendo mais forte. E agora, como resolver?

Instalou um chuveiro novo e ele esquentou menos – como resolver?

Em primeiro lugar, precisamos perguntar: Qual a tensão que é a rede do cliente? Pode ter certeza que na maioria dos casos, o chuveiro “esquenta pouco” porque provavelmente a tensão é de 127V  fase-neutro.

Ou seja, monofásica 127V. Com isso já temos um limite de potência. Dificilmente você irá achar um chuveiro acima de 5500 W em 127V. Qualquer potência acima dessa vai ser em 220V. Esse é o perigo.

Se o Zé Faísca instala um chuveiro de 6800W ou 7800W, essa potência total só estará disponível caso seja ligado em 220V. Em 127V a gente perde 75% da potência total, aí vai esquentar bem menos do que o antigo mesmo.

Mas, como assim? Sempre escutei que quanto menor tensão maior a corrente. Bom, essa afirmação está parcialmente correta se analisarmos apenas o valor da corrente.

Contudo, quando temos equipamentos resistivos, que é o caso do chuveiro, precisamos levar em consideração o valor da resistência deste equipamento, que é fixa. Por isso a potência dele será menor quando exposto a uma tensão inferior à que foi fabricado para trabalho.

Testando na prática

Vamos fazer um teste com um chuveiro de 7700 em 220V. E para analisar o comportamento deste chuveiro vamos utilizar um watimetro. Desta forma podemos verificar ao mesmo tempo a tensão da rede, a corrente que o chuveiro vai consumir consumida e a potencia que este chuveiro vai dissipar.

Vamos começar avaliando o funcionamento de nosso chuveiro em uma rede 220V. Aqui, reparem em para uma tensão de 220V, nosso chuveiro consome uma corrente de 31 A fornecendo uma potencia de 6260 watts.

Agora vamos ligar nosso chuveiro em uma rede de 127V. Reparem que com esta tensão, nosso chuveiro esta consumindo 18 A e fornecendo uma potencia de 2060 watts..

Está visto então meu querido, que quando temos um equipamento resistivo, como o chuveiro, que possuem valor de resistência fixa, se variarmos a tensão, a corrente será proporcional. Sendo assim, menor tensão, menor corrente e consequentemente menor potência.

Instalou um chuveiro novo e ele esquentou menos? Agora você já sabe o porque.

Conclusão

Viu só como um eletricista de verdade resolve o problema do cliente, né? Agora, se você não quer ser só mais um zé faísca, temos o passo a passo fundamental para isso:

  • Realizar as certificações das normas regulamentadoras;
  • Se inscrever no curso de Eletricista Profissional da Engehall.

 

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Não perca tempo e garanta agora mesmo a sua segurança e de seus clientes, além de aumentar a qualidade das suas entregas. Agora, para você ser referencia em Elétrica na sua região, clique no botão abaixo.

 

Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.