🚿 Instalou um chuveiro novo e ele esquentou menos que o anterior

Hoje vamos falar sobre um problema que pode acontecer na instalação do chuveiro elétrico. Você já instalou um chuveiro novo e ele esquentou menos que o anterior?
Um cliente a pouco tempo atrás relatou pra gente que instalaram um chuveiro de 7700W na casa dele. Mas o danado do chuveiro esquenta menos do que o antigo de 5500W. Como isso pode acontecer?

 

De modo geral, pode parecer uma situação boba. Mas é muito comum que aconteça em épocas mais frias do ano.

Você chama aquele zé faísca e explica que o chuveiro está esquentando pouco e você quer tomar um banho mais quente. O que o Zé Faísca faz? Compra um chuveiro ou apenas uma resistência de maior potência. Mas ele não observa a tensão da rede, um detalhe que faz toda a diferença.

Depois do serviço pronto, o cliente percebeu que o chuveiro esquentava menos que o anterior, mesmo sendo mais forte.

Como resolver ?

Em primeiro lugar, precisamos perguntar: Qual a tensão que é a rede do cliente? Pode ter certeza que na maioria dos casos, o chuveiro "esquenta pouco" porque provavelmente a tensão é de 127V  fase-neutro. Ou seja, monofásica 127V. Com isso já temos um limite de potência. Dificilmente você irá achar um chuveiro acima de 5500 W em 127V. Qualquer potência acima dessa vai ser em 220V. Esse é o perigo.

Se o Zé Faísca instala um chuveiro de 6800W ou 7800W, essa potência total só estará disponível caso seja ligado em 220V. Em 127V a gente perde 75% da potência total, aí vai esquentar bem menos do que o antigo mesmo.

“Mas como assim André? Sempre escutei que quanto menor tensão maior a corrente." Essa afirmação está parcialmente correta se analisarmos apenas o valor da corrente.
Contudo, quando temos equipamentos resistivos, que é o caso do chuveiro, precisamos levar em consideração o valor da resistência deste equipamento, que é fixa. Por isso a potência dele será menor quando exposto a uma tensão inferior à que foi fabricado para trabalho.

Testando na prática

Vamos fazer um teste com um chuveiro de 7700 em 220V. E para analisar o comportamento deste chuveiro vamos utiliza r um watimetro. Desta forma podemos verificar ao mesmo tempo a tensão da rede, a corrente que o chuveiro vai consumir consumida e a potencia que este chuveiro vai dissipar.
Vamos começar avaliando o funcionamento de nosso chuveiro em uma rede 220V.
Reparem em para uma tensão de 220V, nosso chuveiro consome uma corrente de 31 A fornecendo uma potencia de 6260 watts.

Agora vamos ligar nosso chuveiro em uma rede de 127V. Reparem que com esta tensão, nosso chuveiro esta consumindo 18 A e fornecendo uma potencia de 2060 watts..

Está visto então meu querido, que quando temos um equipamento resistivo, como o chuveiro, que possuem valor de resistência fixa, se variarmos a tensão, a corrente será proporcional. Sendo assim, menor tensão, menor corrente e consequentemente menor potência.

Instalou um chuveiro novo e ele esquentou menos? Agora você já sabe o porque.

 

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

 

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down