Fio do chuveiro derretendo: NUNCA MAIS!!!

Você já se irritou com o Fio do chuveiro derretendo sem saber o por que ?

Nesse frio que tá rolando aí nos últimos tempos, todo mundo fica espremendo o registro do chuveiro na hora de tomar banho pra água sair mais quentinha né?

Só que a gente sabe também que infelizmente a grande maioria das instalações elétricas do nosso país não estão preparadas para certos tipos de cargas. e pra piorar nós usuários ainda temos o famoso e às vezes até perigoso “jeitinho brasileiro”, ai lasca tudo de vez .

 

Provavelmente você já viu os cabos do chuveiro esquentando, escurecendo, derretendo, e no pior dos casos, até  pegado fogo!

Isso pode acontecer por três motivos principais:
Cabos elétricos de baixa qualidade
Erro no dimensionamento do circuito
Conexão mal feita entre o chuveiro e a rede.

Vamos explicar de forma prática rapidamente os defeitos e de quebra vamos apresentar uma solução.

Cabo do chuveiro esquentando: por que isso acontece ?

Pra começo de conversa, a primeira causa dos cabos do chuveiro pegarem fogo, e na minha opinião a mais grave, é usar CABOS PIRATAS na instalação elétrica.

Esse tipo de material é de péssima qualidade, e não seguem os padrões exigidos de fabricação. Hoje temos uma instituição chamada QUALIFIO. Ela é  uma associação das grandes marcas de cabos, que se fiscalizam e levam um produto normatizado e de qualidade.

Pra você saber se o seu cabo é de qualidade, faça um teste simples: pegue um imã e chegue perto dele, desligado lógico. Se atrair, pode saber que ali não é cobre, mas sim tem a presença de metal.

Isso infelizmente impacta muito na condução de energia, aumentando a conta de luz e também afetando a instalação. Provavelmente tem pouco cobre, ou quase nada, e ainda tende a ser desbitolado. Por isso muitos cabos derretem no chuveiro.

Mas o meu cabo é de qualidade o Fio do chuveiro derretendo  mesmo assim. O que pode ser?

Nesse caso pode ser erro de dimensionamento, ou seja, “cabo fino de mais pro chuveiro”. Pra você ter uma ideia, hoje temos no mercado chuveiros de 5500W, 6600W, 7500W e já vi até 8800W.

Bom, supondo que esses equipamentos sejam ligados em 220V, que inclusive é a minha recomendação, a gente tem correntes de 25A, 30A, 34A e até 40A no circuito desses equipamentos. Isso sem levar em conta queda de tensão e outros fatores.

Mas de cara a gente percebe que passando de 30A, é bom dimensionarmos um cabo 6mm² para chuveiro. Vai saber qual será o modelo que o cliente vai instalar depois né, melhor sobrar um pouco.

Mas meu cabo é de qualidade, tá bem dimensionado, e  ainda derrete. O que pode ser?

Meu palpite fica pra uma má conexão elétrica entre o chuveiro e a rede!

Uma "emenda" mal instalada causa uma falha na conexão, o que causa um aquecimento fora do normal na emenda. Muitas vezes se estende para os cabos, tudo vai aquecendo a ponto de derreter e posteriormente pegar fogo.

Tá bom André, mas já uso conectores a parafuso, aqueles de porcelana sabe?
Bacana, realmente é um conector aceitável, porém na minha opinião ele ainda não é o mais adequado, por dois motivos:

1 - A falha está muitas vezes na própria instalação dele!

Como é uma conexão a parafuso, é recomendado o uso de terminais ilhós nos cabos antes de conectar o cabo dentro da barra de condução e dar o aperto.
Como a grande maioria dos instaladores de chuveiro é o próprio consumidor, ele não vai se preocupar em colocar um terminal ali e muitas vezes não vai apertar o parafuso direito, resultado disso é a falha de conexão posteriormente.

2 - Infelizmente a grande maioria das marcas existentes no mercado fabricam a barra de condução destes conectores usando um metal conhecido como “latão”.

Não que isso seja proibido pessoal, porém se você está conectando um cabo de cobre, com outro cabo de cobre o mais adequado é manter o material de conexão também em cobre, isso evita aquela oxidação conhecida como zinabre, que parece com um mofo e infelizmente afeta na qualidade do material

Agora que você já sabe o porque do Fio do chuveiro derretendo, vamos dar uma opinião para a solução.

Qual o melhor conector ?

Sem sombra de dúvidas a melhor conexão para chuveiro na minha opinião se dá através dos conectores a mola WAGO 221 para cabos de até 6mm².

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Escrito por: Eduardo Miranda dos Santos

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.

chevron-down