🚨 Os perigos da eletricidade no natal !

 

Bem vindos a mais um DICAS FLASH da Engehall ! Quando pensamos no Natal, uma das primeiras coisas que vem √† mente √© a √°rvore de natal, n√£o √©? O Natal come√ßa a se aproximar e percebemos as cidades mais iluminadas. √Č pisca-pisca nas √°rvores, enfeites nas casas, e os condom√≠nios todos lindos com as mais variadas decora√ß√Ķes natalinas. Isso tudo a gente v√™ n√©, mas o pior perigo do Natal √© aquele que n√£o pode ser visto! Por isso, hoje vamos trazer algumas dicas para voc√™ ficar atento aos perigos da eletricidade no natal. Dessa forma, voc√™ vai ter um natal mais iluminado e muito mais seguro.

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito

A grandes empresas exigem que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

 

Verifique onde fazer a instalação

Em primeiro lugar: Ser√° que sua instala√ß√£o ir√° suportar esta ‚Äúcarga extra‚ÄĚ de consumo el√©trico com enfeites iluminados de natal?

De nada vai adiantar montar ‚Äúaquela ilumina√ß√£o de fazer inveja no vizinho‚ÄĚ se sua instala√ß√£o n√£o aguenta e o disjuntor fica desarmando pouco tempo depois de ascender tudo. Escolha sua ilumina√ß√£o de acordo com o local de instala√ß√£o. Veja se o pisca pisca √© apropriado para uso interno ou externo, pois exposto ao tempo precisa ter maior prote√ß√£o.

Cuidado com o excesso no uso de ‚Äút√™s benjamins‚ÄĚ

Outra dica √© quanto ao uso de ‚Äút√™s benjamins‚ÄĚ e extens√Ķes!
Em quase 100% das instala√ß√Ķes n√£o √© previsto uma ilumina√ß√£o decorativa de natal. Ent√£o as pessoas ficam adaptando muita coisa.
Conectar muitos equipamentos em uma mesma tomada pode causar uma sobrecarga. Dependendo da qualidade da instala√ß√£o el√©trica pode haver at√© um inc√™ndio. Dessa forma,¬† recomendamos que voc√™ distribua melhor essa ilumina√ß√£o em outras tomadas.¬† Se poss√≠vel, use um filtro de linha de boa qualidade, pois ele possui prote√ß√Ķes que os t√™s e extens√Ķes n√£o tem!

Da mesma forma, evite instalar a iluminação em grades, postes metálicos ou qualquer outra estrutura metálica. Caso tenha alguma parte exposta do cabo em contato com a estrutura metálica, tudo será energizado. Se alguém encosta ali o acidente pode ser até fatal. Fique atento,  é muito sério isso!

Se você tem iluminação de natal guardada a anos, faça uma inspeção visual e verifique o estado de conservação dela antes de instalar. Se tiver fio descascado, ou a capa estiver quebradiça, não instale. O risco de choque e até mesmo de curto circuito seguido de incêndio é grande.

Andes de mais nada, consulte um profissional da área antes de realizar qualquer manutenção da rede elétrica. Eletricidade não é brincadeira! Quem entende do assunto não gosta de pagar pra ver. Imagina então se vai dar certo pra quem não entende nada né?

E aí meu querido, o que achou das dicas de hoje? Agora você pode ficar atendo aos perigos da eletricidade no natal.

Tenham todos um feliz natal, com muita luz, amor, carinho, paciência e esperança. Que tudo na sua vida dê certo e se não der, não se preocupe, é porque tem coisa melhor por vir!

Um grande abraço!

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% gr√°tis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

¬© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS √Ä ENGEHALL ‚Äď Curso NR10 Online.

chevron-down