🚨 70% dos eletricistas não sabem dessa diferença!

Curso Viver de Projetos Elétricos ➽ https://ift.tt/2Mk2paH

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/37UqX2h
——
A diferença entre sobrecarga e sobretensão é a seguinte:

A Sobretensão é uma elevação brusca na tensão elétrica que ultrapassa os parâmetros de fornecimento de energia. E basicamente existem 2 tipos, são eles:

1 – Sobretensão transitória, é de curta duração (acontece em microssegundos) e pode ser provocado por descargas atmosféricas ou por manobras na rede (manutenção, desligamentos de equipamentos por conta de chuvas, chaveamento de circuitos, etc.)
Ela também é conhecida como surto elétrico e nesses casos usamos o DPS para proteger a edificação.

2 – Sobretensão permanente que é de longa duração e são originadas ou pelo desbalanceamento das fases, causadas pela ruptura do neutro ou por defeitos na conexão do condutor. Essa aqui é aquela mais comum, tomada 127 virou 220v, na maioria dos casos isso é neutro interrompido e já temos vídeo tratando sobre esse assunto.

Agora já a Sobrecarga acontece quando existe uma elevação na corrente nominal de um circuito. geralmente ela ocorre devido ao mau uso dos equipamentos, quando colocam vários eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo, através do uso de benjamins ou de extensões elétricas. Mas também pode ocorrer devido ao mau dimensionamento dos circuitos durante a elaboração de um projeto elétrico e principalmente de uma má execução da instalação.
Quando acontece isso ocorre uma elevação de temperatura nos cabos, e esse aquecimento faz com que os disjuntores de proteção atuem protegendo as instalações elétricas. A função do
disjuntor é desarmar interrompendo a sobrecarga, com isso evitamos também na pior das hipóteses um incêndio.

Bom vamos recapitular então?
Sobretensão, é uma elevação da tensão elétrica acima dos níveis usuais, para proteger contra isso usamos o DPS.
Sobrecarga é uma elevação da corrente elétrica, aumentando a temperatura e para proteger contra isso usamos o disjuntor.

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10