🙋‍♂️ Adeus “Jumper” – depois desse TESTE, você SÓ VAI USAR BARRAMENTO PENTE

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3qDUyEz
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/2JDCmKM
——
Esse aqui é um barramento pente monofásico de 63A, nele fala também que suporta tensões de até 415V e é equivalente a um cabo de 10mm², esse modelo aqui é cortado, tem apenas 6 dentes, mas isso não importa porque barramento é igual cabo, foi feito pra ser cortado mesmo.

Para a conexão ficar mais próxima da realidade usamos bornes que retiramos de disjuntores DIN de 63A. Iniciamos nosso teste então aplicando a corrente próxima a nominal dele, 62A, a temperatura no cabo está em 30 graus. Subimos lentamente a corrente primeiro por 109 A, depois 162A, depois 200A, e a temperatura foi chegando a 50 graus. Quando a corrente foi se aproximando de 218A, o cabo começou a soltar fumaça e a parte isolante do barramento e o cabo começaram a derreter. Nesse momento a temperatura ultrapassava os 100 graus, o cabo foi ficando incandescente e podemos perceber as isolações se deformando. E quando a temperatura passou de 240 graus, houve o rompimento do cabo, interrompendo a passagem de corrente elétrica, olha só o replay com o zoom do momento em que o cabo do lado direito da tela se rompe, houve tipo uma pequena explosão.

Agora olha o resultado do teste. Aqui podemos ver o ponto onde o cabo se rompeu, reparem também que a isolação do cabo foi totalmente derretida e a isolação do barramento também ficou toda deformada, porém nenhuma delas apresentaram chamas. E os bornes usados para a fixação do cabo ao barramento e o próprio barramento mantiveram-se inteiros, houve apenas uma mudança da coloração das partes metálicas.

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10