😷 Tipos de mascaras para eletricistas em obras!

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/2Opxevv
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3aVLmo7
------

Suponhamos que você chegue em uma obra, se depara com esse tipo de poeira e percebe que você vai ter que trabalhar o dia inteiro nesse ambiente… Você usaria algum tipo de proteção?

Por falar nisso, você sabia que o tipo mais comum de câncer no canteiro de obras é o pulmonar, causado justamente pela exposição a esses tipos de poeiras, e que os sintomas podem demorar até alguns anos para surgir?

Pois é, meus amigos, para evitar que você caia nessa armadilha seja muito bem vindo ao mais novo quadro da Engehall chamado “FIQUE VIVO”, que foi criado com objetivo de prolongar os seus dias aqui nessa terra com dicas de saúde e segurança, e hoje eu vou te mostrar as vantagens de utilizar um item que até antes do COVID-19 era pouco comentado e utilizado, que são as máscaras respiradoras utilizadas nos canteiros de obras.

Bom, engana-se quem acha que o perigo está somente nos equipamentos utilizados no trabalho. A maioria dessas poeiras, névoas e fumos que vocês vêem em canteiros de obra podem gerar diversos problemas respiratórios e até doenças graves.

A silicose, por exemplo, é causada pela inalação de pó de sílica, muito presente na areia e no cimento, e que pode desenvolver no paciente uma tuberculose ou até mesmo um câncer de pulmão;

Já a pneumoconiose é causada pela inalação do pó de alumínio, amianto, gesso e também da sílica, podendo até evoluir para um câncer;

Além disso, existem outros problemas respiratórios ainda mais comuns tais como bronquite, asma, rinite, sinusite, amigdalite, dores de cabeça e falta de ar que podem ser geradas em atividades com gessos, pintura, madeira, soldagem e alvenaria em geral.

Mas a boa notícia é que essas doenças podem ser prevenidas com o uso de respiradores, que é um importantíssimo Equipamento de Proteção Individual, mas que requer alguns cuidados na hora de fazer a sua escolha.

Eu escolhi 3 respiradores de proteção intermediária com valores mais acessíveis para apresentar a vocês.

O primeiro deles é o respirador descartável sem válvula de peça facial filtrante classe 2, também chamada de PFF2 que equivale ao padrão americano N95 e custa em torno de 2 reais.

Esse respirador filtra poeiras, névoas, fumos e agentes biológicos com eficiência mínima de 94%. Bacana, né?! Como ele não possui válvula de exalação, então para serviços mais pesados você pode sentir mais falta de ar. Agora a vantagem é que esse equipamento pode ser utilizado para prevenção de alguns vírus, como a COVID-19.

Já esse respirador descartável possui válvula, custa em torno de 3 reais e tem o mesmo grau de proteção do anterior com a vantagem de auxiliar melhor na hora de expirar o ar, porém não é indicado para prevenção aos vírus, porque se você estiver infectado a válvula não impedirá a propagação do vírus quando você expirar o ar.

O terceiro respirador além de não ser descartável e ter alta durabilidade, possui melhor vedação, um encaixe para o filtro que pode ser escolhido de acordo com a necessidade, e tem duas válvulas para você expirar melhor o ar, além de ser ideal para locais com forte cheiro, devido a esse filtro de gases ácidos e vapores orgânicos, composto por carvão ativado. O preço que eu encontrei nele foi de 26 reais com o detalhe que você pode trocar o filtro caso ele fique saturado por um valor aproximado de 15 reais. Lembrando que ele necessita de higienização diária, ok?

E agora nós vamos para algumas observações:

Existem outras classes de proteção, tais como a PFF1 que também serve para poeiras e névoas, com eficiência mínima de 80%, e a PFF3 utilizada em locais altamente tóxicos, com eficiência mínima de 99,7%.

Para melhorar a vedação desses respiradores é ideal que o operador não possua barba.

Lembre-se sempre que cada respirador possui suas características específicas para cada tipo de proteção. Então verifique antes de comprar.

Como esse é um vídeo instrutivo, então se você é profissional de empresa sugiro verificar se ela possui algum Programa de Proteção Respiratória para você utilizar o equipamento mais adequado.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down