Instalação elétrica no Direto da obra

Instalação elétrica no Direto da obra

Bem vindos ao quinto episódio da sexta temporada do DIRETO DA OBRA!  Nesse meio tempo,  já passamos a rede de alimentação da Casa e do galpão e montamos o QGBT. No episódio anterior, você viu como foi feita a infraestrutura  completa do galpão e da parte de madeira da casa. Nesse episódio, vamos mostrar mais uma etapa da instalação elétrica. Acompanhe como fizemos o lançamento dos cabos e o fechamento das tomadas, interruptores e luminárias da casa.

 

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito

As grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

Passando a fiação

Antes de mais nada, vamos apresentar para vocês os outros cômodos da casa, que ainda não tínhamos apresentado. Em seguida, antes de começar a passar a fiação, limpamos as caixinhas de teto, paredes e QDC. Após a limpeza das caixinhas, começamos a passar os cabos, nas prumadas horizontais e nas verticais.

Você já pensou em aproveitar um circuito que já existe na casa pensando que ele parece ser difícil de remover ? O risco de ter uma emenda mal feita é grande. Ao ligar, é provável que aconteça alguma fuga de energia e o DR ( Diferencial Residual) acabará identificando. Portanto, é por esse motivo que trocamos até os cabos de iluminação, refazendo tudo do zero. No vídeo você acompanha o passo a passo para fechar tomadas, luminárias e interruptores.

Por fim, mais uma etapa concluída. Agora, resta apenas a montagem do QDC da casa do Leandro para finalizarmos de vez a montagem da casa. Você pode acompanhar essa finalização nos próximos episódios. Vamos mostrar como fizemos toda a passagem dos cabos, instalação das luminárias e fechamento das tomadas no galpão. E claro, daremos ótimas dicas também.

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.
Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora