😰 Levamos PREJUÍZO na OBRA do GALPÃO COMERCIAL? Quanto COBRAMOS pelo SERVIÇO?

📱 App Meu Ajudante: https://ift.tt/2Wex26V

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3zf93Cx
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3guSJX5
------
Chegamos no último episódio da quarta temporada do DIRETO DA OBRA com a Engehall...

E como de praxe, no vídeo de encerramento da série, vou abrir o cofre e mostrar quanto a Engehall cobrou para fazer a instalação elétrica dos galpões. E aí, já falei no vídeo anterior que demoramos mais tempo que o previsto para finalizar a obra, será que dessa vez será que tivemos lucro, ou levamos prejuízo?

Além disso aguenta firme que vou mostrar neste vídeo o App Meu Ajudante, ele é a nova ferramenta que a Engehall está usando para elaborar orçamentos pelo celular, de um jeito fácil e rápido, segura ai!

Seguinte pessoal, desta vez, devido a vários imprevistos que foram acontecendo, e como foram imprevistos, eu não levei em consideração um atraso tão grande na obra na hora de fazer cálculos.

Basicamente eu jogo em média 10 a 15% a mais de tempo por obra para sanar esses imprevistos, porém nessa obra, o atraso foi muito maior, quase o dobro do tempo extra calculado.

então vamos aos cálculos, para entender como fizemos o orçamento para executar esta obra, vamos separar por partes tudo o fizemos:

1º PASSO - LEVANTAMENTO TÉCNICO:
No primeiro dia, fizemos um levantamento técnico da obra. Após conversarmos com o cliente, entendemos o que ele queria e começamos a fazer o croqui da obra, contemplando o trajeto desde o padrão de entrada até os galpões, além da quantidade de luminárias e de tomadas para cada galpão.

2º PASSO - PROJETO:
Com as informações do croqui fica mais fácil fazer o projeto. Desta forma, o balanceamento das cargas, divisão de circuitos, dimensionamento de cabos e eletrodutos e a lista de material necessários. Assim, já sabemos a quantidade de materiais que devemos comprar, graças a esta lista de material gerada pelo software do projeto elétrico.

3º PASSO - COMPRA / RECEBIMENTO DOS MATERIAIS:
Em seguida foi a hora de entregar os materiais, parte do material desta obra o cliente já tinha de outros galpões, parte a gente comprou, entregou e instalou. A nossa parceira Megatron enviou pra gente uma bobina de 200 metros de cabo quadruplex 50mm² de alumínio para a realização da rede de alimentação dos galpões.

4º PASSO - EXECUÇÃO DAS TAREFAS:
Materiais entregues, postes fixados, agora sim começa a parte boa da obra. Agora é hora de separar em etapas a execução dos serviços. Para realizar este serviço desta vez teremos apenas 3 profissionais, o Brener, o Charlão e o Igor; e dividimos em várias etapas..

1ª ETAPA: montar a estrutura de fixação dos cabos de alumínio nos postes do cliente e fazer passagem dos cabos, conforme mostramos no episódio 3;

2ª ETAPA: Depois montamos a infraestrutura interna dos galpões, usamos eletrodutos galvanizados para alimentar os refletores e tomadas, tudo feito sobrepor, conforme mostramos no episódio 4;

3ª ETAPA: realizar a passagem dos cabos internos, para fazer alimentação da iluminação e tomadas dos galpões, conforme mostramos no episódio 5

4ª ETAPA: cavar vala, fincar hastes e interligar os cabos para fazer o aterramento do tipo TN-C-S dos galpões, conforme mostramos no episódio 6;

5ª ETAPA: Fazer o fechamento elétrico interno dos QDC ́s, a interligação da alimentação do QDC geral com o cabo de alumínio e a interligação do padrão de entrada com o cabo de alumínio, conforme mostramos nos episódios 7 e 8;

E por fim a 6ª ETAPA, que foi realizar todos os testes elétricos, tanto nos pontos de iluminação, ligando os refletores, testando as tomadas e os demais dispositivos de proteção, feito isso, obra concluída e pronta para ser entregue ao cliente.

Bom pessoal, agora separado por etapas fica melhor de visualizar a obra como um todo, e com isso, realizar de maneira mais precisa o orçamento. Esse é o primeiro passo para acertar no orçamento, fazer todo levantamento do serviço através do planejamento das etapas, a gente estipula uma quantidade de dias por etapas e depois soma as horas trabalhadas….

“Ta André, mas quanto custou essa obra?”

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down