😩 DR não PÁRA ARMADO nem com TUDO DESLIGADO, como RESOLVER?

Sejam todos muito bem vindos à mais nova série da Engehall: GUERRA AO ZÉ FAÍSCA. A ideia da série  é mostrar situações na qual o cliente já chamou 2, 3, 4 “eletricistas” pra tentar descobrir o problema e eles não foram capazes de resolver o BO.

Para começar esta série, vamos falar sobre ele, o terror de todo zé faísca. O dedo duro de uma instalação elétrica mal feita. O famoso IDR, ou simplesmente DR o dispositivo diferencial residual. O grande protetor das instalações elétricas contra a fuga de corrente. E quando o DR não para armado, você sabe o que fazer ?

Você sabe o que fazer quando o DR não para armado, nem quando desligamos toda a instalação pelo disjuntor geral?

Isso é uma situação comum que dá um nó na cabeça do eletricista. Cara, mas tá tudo desligado, porque esse danado não para ligado?

 Como RESOLVER?

Antes de mais nada, devemos lembrar que o DR é um dispositivo que desarma em caso de uma fuga de corrente. Ou seja, fazendo uma analogia, é como se a corrente elétrica fosse uma água passando em uma tubulação e existisse um furo neste cano. Sendo assim, parte desta água não vai para onde deveria. Com isso, você acaba perdendo água certo?
Já o DR seria um registro, ele percebe este vazamento e fecha de forma automática.

Do mesmo jeito que vaza água, pode vazar também energia. É o que chamamos de fuga de energia, e isso é muito perigoso. A fuga pode acontecer por vários motivos. Os mais comuns são problemas de isolamento dos cabos elétricos ou problemas nas emendas, principalmente em instalações elétricas mais antigas.

Então, partindo do princípio que tem uma fuga na instalação que tenha um DR geral, ele não vai parar armado. Você é chamado pra ver a instalação e chegando lá acontece algo que você não está prevendo. Você desliga todos os circuitos, inclusive o disjuntor geral. Quando você vai rearmar o DR, ele desarma novamente, isso com tudo desligado.

O que você faz nesta hora?  Vai trocar o DR achando que ele está estragado? Ou vai fazer igual ao Zé Faísca, falar que não precisa ter o DR porque ele cai toda hora e vai tirar o DR da instalação?

 Analisar, Testar e Resolver

Primeiramente, para fazer qualquer teste desconecte todos equipamentos das tomadas. Deixe apenas a iluminação conectada. Depois siga o passo a passo:

PASSO 1: Você vai ao quadro de distribuição e desliga todos os disjuntores, inclusive o DR, só que ainda deixa o disjuntor geral ligado.
PASSO 2: Você religa apenas o DR e vai perceber que ele não se mantém ligado, aí sim você desliga o disjuntor geral e tenta religar o DR novamente, só que ele continua não armando!

Observação: Se o DR ficar ligado, o próximo passo é ligar o disjuntor geral e consequentemente os disjuntores dos circuitos em busca de qual circuito está com a fuga de corrente. Ou seja, a fuga provavelmente está no cabo de fase de algum circuito. Mas na nossa simulação o DR não para ligado nem com tudo desligado, aí vamos para o…

PASSO 3: Mantendo tudo desligado logicamente, vamos desconectar do barramento de neutro apenas o cabo neutro que vem do DR e tentar religá-lo e olha só, o DR armou. Agora sabemos que existe uma fuga no neutro da instalação.

“Fuga no neutro André? Como assim?” Calma meu querido, vamos continuar com a nossa investigação para podermos achar onde está o problema.

DR não PÁRA ARMADO nem com TUDO DESLIGADO, como RESOLVER? Agora você já sabe!!!

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.
Marlon Pascoal

Marlon Pascoal

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

VAI PERDER?

NR10 BÁSICO

R$ 275,00

R$ 185,00

Fazer Matrícula agora