😃 ISSO vai te salvar NA HORA DE FINCAR hastes de ATERRAMENTO!

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/2N2b9Tn
------
✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/39GgFCP
------
Quem acompanha nosso canal, já me viu fincando haste de aterramento na mão, já me viu usando marreta, mas até hoje não mostramos como o martelete nos ajuda, isso porque também na última obra, nosso martelete queimou e só agora que compramos outro novo.

Enfim, na hora de fincar hastes de aterramento, principalmente quando o solo se tem pedras ou é um terreno mais duro a gente sofre muito para colocar as hastes na mão ou até mesmo na marreta. Eu mesmo já fiz muito isso, dei muita marretada até ter condição de comprar um martelete, ou ao menos vergonha na cara e alugar um rsrs.

Só que sabemos que só um martelete não resolve, a gente precisa dessa peça adaptada aqui, a gente apelidou a nossa carinhosamente de frank”, por causa do frankstein.

Na verdade ela é uma mistura de duas peças, um ponteiro velho com encaixe sds plus soldado com um bit canhão de 26mm que praticamente serve para todas as espessuras de hastes mais usadas no mercado. Viemos aqui na serralheria e cortamos a ponta do ponteiro para encaixar no canhão.

Em seguida pedimos para soldar as duas peças, aqui não precisa economizar na solda não pessoal, tem que ficar bem feito, porque vai receber bastante impacto ao longo da sua vida útil rsrs, a gente recomenda soldar todos os pontos possíveis de contato.

Pedimos também para o soldador encher a parte de dentro também, aqui nossa dica é tentar deixar um acabamento meio abaulado na solda, dessa forma danifica menos a cabeça da haste no momento do impacto.

Por fim é só dar aquele talento com a lixadeira, retirando o excesso de solda que o pessoal chama de rebarba também, e agora sim temos mais uma ferramenta bacana para cravar hastes na terra, como diz o Brener, ficou "filé todo"!
Agora vamos falar de valores. Se você for comprar tudo novo, vai gastar 20 Reais do ponteiro, mais 15 do canhão, e se não tiver máquina de solda, um serralheiro te cobra uns 30 Reais pelo serviço. Enfim, vai gastar em torno de uns 70 Reais pra fazer uma peça dessa no máximo, mas pensa que isso vai te poupar muito esforço e a consulta com um ortopedista se der ruim sai bem mais caro.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down