🔴 09 Itens OBRIGATÓRIOS que JAMAIS podem FICAR DE FORA de um PROJETO ELÉTRICO

Projetos Elétricos

Fala meus queridos
Nesta semana iremos mostrar como você irá se tornar um projetista da área elétrica e assim passar a viver de projetos elétricos, da mesma forma com que eu passei a ganhar dinheiro elaborando projetos.

E para começar esta semana, separei os 09 itens que na minha opinião jamais podem ficar de fora de um projeto elétrico, e sinceramente mais de 90% dos projetos que já peguei não tinham esse tipo de informação, além disso eu tenho um convite muito especial pra te fazer ao longo do vídeo e tem a ver com aulas ao vivo comigo e quem participar certinho dessas aulas vai garantir um certificado de participação da Engehall, aguenta firme e aperta os cintos aí, bora pra aula!

Então turma, pode parecer brincadeira, mas o que já vi projetos elétricos que nem poderiam ser chamados de projeto não foi pouco viu…
E foi pensando nisso que resolvemos trazer para vocês este pequeno check-list com os 09 itens obrigatórios que jamais podem ficar de fora de um projeto elétrico.

Bom, o primeiro deles é muito óbvio, é a PLANTA BAIXA. Ela é a representação da visão de cima da obra. É como se olhássemos de um avião sobrevoando uma casa sem telhados, podendo observar os locais das paredes, portas e janelas.

Esse item é óbvio, porque não tem como planejarmos uma instalação elétrica se não houver ao menos um desenho mostrando onde serão as paredes, as portas, as janelas e etc… É através desta planta que é possível ter uma noção de onde serão instalados as tomadas, interruptores e demais componentes elétricos da instalação. Então a PLANTA BAIXA do imóvel é imprescindível.

O segundo item que não pode ficar de fora de um projeto elétrico é a MEMÓRIA DE CÁLCULO. Este documento apresenta de forma detalhada os cálculos feitos para obter o dimensionamento dos dispositivos indicados no quadro de cargas e no diagrama. A memória de cálculo pessoal é importante para atestar a confiabilidade do sistema projetado e facilitar para que outro profissional entenda o porquê de determinado componente ter sido indicado, ela evita aquela famosa briga do eletricista com o projetista, pois ali está a prova e bem detalhado o porquê foi calculado assim.

E já que falei sobre QUADRO DE CARGAS, este é o terceiro item que não pode faltar em um projeto elétrico. O quadro de cargas é basicamente uma tabela que contém o resultado obtido através dos cálculos feitos na memória de cálculo. Ele especifica as características de cada circuito elétrico como, tipo de circuito, método de instalação, tensão, potência, carga instalada, equilíbrio de fases, bitola dos cabos e dispositivo de proteção mais eficaz para cada tipo de carga.

E baseado em nosso quadro de cargas, iremos gerar o quarto item que não pode faltar em um projeto elétrico. o famoso DIAGRAMA ELÉTRICO. O diagrama é basicamente o esqueleto da instalação, e nos fornece basicamente 4 informações:

1 - Quantos circuitos terá a instalação;
2 - Quais são os dispositivos de proteção previstos, como disjuntor, DR e DPS
3 - Qual a seção dos condutores elétricos por circuito.
4 - Balanceamento das fases

Em projetos elétricos é muito comum o uso de 2 tipos de diagramas elétricos. O diagrama unifilar e o diagrama multifilar.
o DIAGRAMA UNIFILAR é o modelo mais conhecido pelos profissionais da área, pois temos todo esquema elétrico da instalação através de um só traço.

Já o DIAGRAMA MULTIFILAR é muito mais detalhado e mostra até a forma com que os componentes são ligados na instalação.

Pois o quinto item obrigatório em um projeto elétrico na minha opinião é o MEMORIAL DESCRITIVO. Como o próprio nome já indica, é um documento que vai anexo ao projeto e tem a finalidade de descrever minuciosamente em forma de texto, como será a execução do projeto. Eu particularmente adoro elaborar e fornecer o memorial descritivo, porque é ali que eu escrevo a forma com que eu quero que execute cada parte do meu projeto, isso é uma mão na roda para o eletricista que irá tirar do papel o que projetei.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down