🔧Aqui tem TUDO que um ELETRICISTA PROFISSIONAL instala no "QUADRO de LUZ"


Grupo VIP de whatsapp 👉 https://ift.tt/3f6dpmR

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3hfn9h4
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3uDXbYq
------
Fala meus queridos!
Sejam muito bem vindos ao primeiro episódio da SEMANA DO QDC aqui na Engehall!

Como alguns de vocês já sabem, eu considero o QDC, que no caso é o quadro de distribuição de circuitos, o coração da instalação elétrica, né?
Porém sei também que muitos alunos aqui do canal tem inúmeras dúvidas sobre dimensionamento e montagem dos QDCs estou certo? E aí você por um acaso sabe de cabeça ai de tudo que um eletricista profissional de verdade é obrigado a instalar no quadro de energia, o famoso quadro de distribuição de circuitos?

Pensando nisso, resolvemos criar a semana do QDC aqui na Engehall. E vamos exibir uma série de vídeos ao longo de toda essa semana respondendo as principais dúvidas que já apareceram aqui no canal sobre quadro de distribuição de circuitos!

E pra começar bem esta semana, começaremos falando sobre eles, os Dispositivos de Proteção obrigatórios a serem instalados em um quadro de distribuição. Bora pra aula?

Então turma, a montagem de um QDC envolve muitos componentes, desde anilhas, cabos, terminais, até barramentos, conectores e o mais importante de tudo, os Dispositivos de Proteção, e daí começamos a aula de hoje, vamos entender o que são esses dispositivos.

Os dispositivos de proteção são os equipamentos utilizados para proteger as instalações elétricas e seus ocupantes contra choques elétricos, sobreaquecimento e surtos. Esses componentes são tipo um seguro de vida da sua instalação. Se houver qualquer anomalia elétrica a função dos dispositivos de proteção é atuar automaticamente evitando danos a instalação e claro ao usuário também, olha o quão importante são esses caras.

Os mais comuns utilizados em instalações residenciais e também de uso obrigatório por norma são os disjuntores termomagnéticos, os Dispositivos de Proteção contra Surto (DPS) e o Interruptores Diferenciais Residuais (IDR). Por isso, saber dimensionar corretamente estes dispositivos é essencial para prevenir acidentes, como sobrecargas, choques e queima de equipamentos.

Vamos começar então explicando um pouco sobre os Disjuntores termo magnéticos.

O disjuntor termomagnético, como o próprio nome já indica, possui dois tipos de proteções, uma por efeito térmico e outra por efeito magnético. A proteção termomagnética protege a instalação elétrica contra a sobrecarga do circuito, ativando um dispositivo que é sensível ao calor e provoca a abertura do mesmo. Esta chapinha bi metálica aqui é a responsável por esta proteção, à medida que a temperatura começa a subir devido a sobrecarga no disjuntor, ela começa a curvar e dispara o gatilho para desligamento do disjuntor.

Já a proteção magnética protege a instalação elétrica contra um curto circuito. é feita por um bobina em conjunto com um pistão metálico, dentro da bobina, sem contato físico com a bobina. Esta bobina aqui que faz a proteção contra o curto circuito. como sabemos quando temos uma corrente elétrica percorrendo um cabo elétrico, é criado um campo magnético ao redor deste cabo. quando temos o curto-circuito temos uma elevação na corrente que faz o pistão dentro desta bobina empurrar o mecanismo de desarme do disjuntor.

Legal como funciona né. Além disso foi estipulado uma curva de ruptura para o disjuntor para cada tipo de carga e essas curvas foram separadas em categorias, B, C e D. Esta curva de ruptura nada mais é do que o tempo em que o disjuntor irá suportar uma sobre corrente, se vocês quiserem um vídeo mais detalhado sobre curvas de disjuntores escreve aí nos comentários, que trago na semana do QDC ainda se der ok?

Agora vamos falar de outro dispositivo de proteção obrigatório, esse cara aqui, o DPS!

O DPS, ou DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS são componentes designados a proteger os equipamentos eletroeletrônicos contra picos de tensão que podem vir da rede elétrica ou de telefonia. Geralmente estes picos são causados por descargas atmosféricas ou por oscilações na rede de distribuição de energia.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram