🔧 Esse ALICATE tem um SEGREDO que FACILITA o dia a dia do ELETRICISTA

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3qnpwAT

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3fYIAAr
——

Esse aqui é um alicate universal comum, ele possui cabo isolado até 1000V, e é feito de cromo vanádio, uma liga de aço bastante resistente. Ele possui a parte de corte, uma parte redonda e outra chata para vários tipos de aperto. Desse aqui vocês já devem ter visto dando sopa por aí.

Agora esse cara daqui tem uma coisa a mais que facilita a nossa vida, além das partes de apoio e corte, esse aqui tem um prensa terminal logo abaixo da junta do alicate, mas aí vem a seguinte pergunta: Será que a crimpagem de terminais usando esse alicate fica boa?

Como a gente tem vários alicates prensa terminal aqui no estúdio, resolvemos comparar todos eles, começando então pela crimpagem de terminais tubulares ou ilhós, os mais usados na área predial e ao final faremos um teste de tração para verificarmos a resistência da crimpagem!

Separamos 4 pedaços de cabos e faremos um olhal em uma de suas extremidades justamente para que possamos realizar o teste de resistência à tração

Primeiro vamos comprimir um terminal tubular de 2,5mm² usando o alicate catraca específico. Notem que ele faz uma compressão uniforme em todos os lados e praticamente deixa quadrado o terminal, isso é bom pois na hora de conectar em um borne, seja de tomada ou disjuntor, teremos uma área maior de contato da conexão.

Agora vamos crimpar o mesmo terminal usando o alicate universal com prensa terminal. Notem que ele dá apenas um ponto de aperto, sendo necessário movimentar o terminal no alicate e apertar outras vezes. A compressão não fica tão uniforme igual ao alicate catraca, mas precisamos fazer um teste de tração para descobrir se as duas formas cumprem o principal, manter uma boa conexão elétrica, faremos esse teste ao longo da aula.

Agora iremos comprimir outro tipo de terminal, o modelo pré isolado, lembrando que esse modelo pode variar, do tipo garfo, forquilha, pino, entre outros.
Primeiro vamos comprimir esse terminal que também é para cabos 2,5mm², só que usando um alicate catraca apropriado para esse tipo de conexão. Notem que as mandíbulas do alicate cravam na parte pré-isolada deixando vários pontos de conexão, isso teoricamente cria um aperto melhor no condutor.

Chegou a vez então de crimpar o terminal pré-isolado usando o alicate universal com prensa terminal, e acontece a mesma coisa, como ele só tem um ponto de aperto eu preciso movimentar o terminal dentro do alicate para fazer mais pontos de compressão. Novamente a compressão não fica tão uniforme como no alicate catraca, mas visualmente parece estar bem crimpado sim, vamos para o teste final então.

Para o teste de tração, conectamos os dois terminais em uma mesma tomada, não temos um torquímetro para avaliar o aperto no borne, porém podemos considerar que apertei por igual os dois até o fim do curso deles. Vamos usar essa balança digital para tentar aplicar a mesma força em ambos os terminais, primeiro testando aqui o terminal tubular crimpado com o alicate universal. aplicamos aproximadamente 15kg de força e seguramos por um tempo. Depois testamos o terminal tubular crimpado com alicate catraca e aplicamos aproximadamente 14 kg de força. percebam que nenhum dos dois se soltou.
Agora o teste de tração nos terminais pré-isolados. primeiro testamos o terminal pré isolado crimpado com o alicate catraca. aplicamos aproximadamente 15 kg de força e seguramos por um tempo. Depois testamos o terminal pré isolado crimpado com alicate universal e aplicamos aproximadamente 15 kg de força. novamente nenhum dos dois terminais se soltaram.

O que fica de conclusão pra gente desses testes!
Podemos prensar terminal usando o alicate catraca, mas também o alicate universal com prensa terminal. Isso vai da condição de cada um. Logicamente eu defendo sempre usar ferramentas profissionais, o acabamento é outra coisa. Mas se você tá começando a carreira agora e ainda não tem condição de investir nesse tipo de ferramenta, você pode começar usando um desse aqui sim, você não vai perder serviço porque tem uma ferramenta mais simples ao invés de uma ferramenta 100% adequada, a norma exige que a conexão seja bem feita garantindo continuidade de tração, e pelo nosso teste deu pra ver que dos dois jeitos cumprimos essa recomendação.

A título de curiosidade, dei uma busca na internet, achei desse modelo universal aqui em torno de 70 reais, já os modelos de catraca de marcas conhecidas está acima dos 170 reais, tem uma diferença boa ai de preços né.

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10