🔧 Como CONSERTAR PLACA de MOTOR de PORTÃO

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/394XVxo
——

👉 Inscreva-se Agora em Nossos CURSOS GRATUITOS:
Eletricista ➽ https://ift.tt/3sNhJNS
Energia Solar ➽ https://ift.tt/392RvPx
Projetos Elétricos ➽ https://ift.tt/3p80jcz
Comandos Elétricos ➽ https://ift.tt/2KFuCs6
——

👉 Faça os Melhores Cursos Profissionalizantes na Área Elétrica do Brasil:
Eletricista Profissional ➽ https://ift.tt/3qEqGqO
Energia Solar Lucrativa ➽ https://ift.tt/3sPb4CW
Viver de Projetos Elétricos ➽ https://ift.tt/393dXIa
Comandos Elétricos ➽ https://ift.tt/3c0aMTz
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3bYef4X
——

Hoje vamos simular 02 defeitos comuns que aparecem nas placas eletrônicas dos portões após um tempo de uso do seu portão automatizado. Pelo menos defeitos que a gente já tentou resolver.

Então se você tá aqui em busca de consertar a sua própria placa de motor, ou tá querendo consertar para algum cliente, pensando sempre em dar aquela economizada em ambas as partes, tá no lugar certo!

Turma, antes de qualquer coisa eu sugiro dar uma lida no manual do seu motor, muitos dos problemas tem a ver com configuração e não com a placa, aí com certeza lendo lá você aprende a resolver. Mas vamos imaginar que temos uma placa com defeito, tenho duas dicas para começar a busca:

1 – Energize a placa e com a ajuda de um multímetro verifique se está chegando tensão nela. Dependendo da sua região será 127V ou 220V. Essa aqui aparentemente

2 – Estando tudo ok, faça uma verificação visual dos componentes, pois pode ser até um capacitor estufado, fusível queimado, ou uma trilha de solda rompida, que nesse caso terá de reparar essa trilha ou trocar o componente ao qual foi detectado o defeito.

Em média pessoal, fazendo uma inspeção visual na placa a gente já acha um possível curto, ou um componente queimado, é só ter paciência e procurar, e mais uma vez, preste atenção no fusível, nos capacitores e na trilha de circuitos.

Pegou as dicas então? Vamos procurar os defeitos na prática, mas antes confere aí se você está inscrito aqui no canal da Engehall, ativa também o sininho das notificações, e se tiver gostando até aqui já deixa o like pra gente combinado?

Nessa primeira placa descobrimos o problema através da inspeção visual, olha só: O transformador dela se soltou da placa, aí é fácil de resolver, basta refazer essa solda. Mas atenção, de um lado dele se tem 4 perninhas e do outro 5 perninhas, encaixe o componente na placa conforme os furos e refaça a solda.

Depois energize a placa e faça o teste de acionamento com um controle, assim verá que o relé irá atracar com o acionamento do controle, você pode colocar também um imã na frente do sensor HALL para testar o funcionamento do LED FA e do FF, pois todo ímã tem polaridade NORTE e SUL, basta girar o ímã ao contrário. Feito os testes, placa ok.

Já na segunda placa, iremos simular o mau funcionamento do sensor hall, onde ele pode apresentar defeito ocasionando de ficar com o LED FA ou FF ou até mesmo ambos acessos, sem o portão está posicionado com o imã em frente ao sensor.

Nesse caso colocamos um ímã em frente ao sensor simulando que o LED ( FA ou FF ) estava atuando, assim devemos fazer uma CALIBRAÇÃO nesse sensor hall, coisa rápida e fácil.

MAS NADA DE FAZER SOLDAS NA PLACA COMO VIMOS MUITOS ENSINANDO AQUI NO YOUTUBE, existe um método muito mais simples.

ATENÇÃO, DESENERGIZE A PLACA PARA FAZER ESSE PROCEDIMENTO, assim aperte a tecla APRENDER ( e mantenha pressionado ) logo energize a placa, verá que o LED FA e FF irá acender e apagar, logo após ele apagar, pode soltar o botão APRENDER e fazer o teste acionando o controle, bem como colocar o imã em frente ao sensor hall, para testar o LED FA e FF se estão acionando corretamente.

Viram, dois problemas simples que podem ser resolvidos rapidamente, mas se VOCÊ É AMANTE DA SOLDA, e gosta de realizar solda em todas as instalações , pode fazer o fechamento dos pontos de solda na parte de trás da placa ( curto circuitar a placa ), onde está escrito HALL, BASTA PREENCHER ESSES DOIS PONTOS DE SOLDA, energizar a placa, fazer o teste com o controle, e depois retirar esse ponto de solda, e fazer os testes, logo verá que o sensor hal está calibrado novamente.

Turma esse modelo de sensor HALL sofre muito com pequenas oscilações de energia, assim ele desconfigura mais facilmente, mas agora isso é passado, pois você já está apto a resolver esse B.O também.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10