🔥 Por ESSE MOTIVO é que a ENGEHALL gosta de USAR TERMINAIS nas OBRAS!

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3rXNKBG
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3qnpbxq
------

Fala meus queridos! Sejam todos muito bem vindos a mais um vídeo de nossa série MDC - A Máquina Destruidora de Componentes aqui da Engehall.

Já realizamos diversos testes desde a criação do nosso pequeno Frankenstein para testes, foram conectores, barramentos, cabos flexíveis e rígidos, disjuntor e eletrodutos flexíveis

E desta vez o escolhido por vocês foi os terminais elétricos… Então veremos o comportamento dos terminais modelos pino e dos terminais modelo tubular ou ilhós.

O que será que irá acontecer? escreva aí nos comentários sua opinião…

Neste teste iremos simular o uso de terminais do tipo pino e também o modelo tubular ilhós, conectados a uma tomada e vamos ver como será o comportamento destes componentes durante uma sobrecarga!

Temos aqui cabos de 2,5 mm2 mais os terminais. iremos fazer da seguinte maneira, nas extremidades dos terminais da tomada iremos usar os conectores tubulares e fazendo um jumper entre eles utilizaremos os terminais pinos, esse jumper serve para simular uma carga conectada na tomada já que nossa máquina trabalha por circulação de corrente.

Começamos nosso teste aplicando uma corrente de 28 amperes. mais uma vez observo que vocês sempre devem consultar a tabela 36 da NBR 5410 para saber a corrente especifica para cada método de instalação. A temperatura no início teste teste estava em torno de 36 graus. mantivemos esta corrente por 10 segundos, logo aqui foi feito o teste em situação de uso normal, tudo certo com ambos componentes.

Em seguida, elevamos a corrente para 52 amperes, a ideia aqui é simular uma pequena sobrecarga, e após 10 segundos nesta corrente e temperatura já estava em 54 graus, mas até o momento nada de afetar os componentes testados, tudo ok

Agora sim, vamos realizar o teste extremo, nossa ideia com isso é apenas simular uma sobrecarga além da conta para ver como o material irá se comportar. Subimos a corrente para 100 amperes e mantivemos nesta corrente por 3 minutos, depois disso desligamos nossa máquina.
A temperatura chegou em 343 graus, praticamente 10x acima da temperatura em uso normal, a isolação dos cabos estava completamente derretida, bem como e os terminais da tomada, porém olha que interessante, reparem que os conectores mantiveram-se conduzindo corrente, mesmo com a parte plástica deles também derretida, isso na minha opinião prova que é vantajoso sim usar terminais.

E este é o resultado final de nosso teste pessoal apesar do teste extremo, nenhum componente criou ou propagou chamas, tirando que a conexão entre terminal, cabo e borne ainda manteve-se firme, resumo, os terminais passaram no teste.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram