🔥 É NISSO que DÁ, comprar ELETRODUTO BARATO!

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3ibtFUK
——
✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/2KjJ7lc
——
Para esse experimento iremos usar 2 condutores carregados simulando uma sobrecarga elétrica. Para isso, usaremos cabos de 2,5mm2 de mesmo comprimento sendo dois dentro de cada eletroduto.

Iniciamos nosso teste utilizando o eletroduto sem marca nenhuma, aplicamos uma corrente de aproximadamente 30 amperes em cada um dos cabos e a temperatura no eletroduto estava em torno de 34 graus. Mantivemos nesta situação por 10 segundos.

Como são dois cabos ligados em paralelo, a corrente elétrica se divide. Neste caso o nosso multimedidor está marcando 60 amperes, dividindo temos 30 amperes em cada condutor, entendido?

Elevamos a corrente 122 amperes (o que seria aproximadamente 60 amperes em cada cabo) e deixamos assim por 10 segundos e a temperatura subiu para próximo de 55 graus, novamente elevamos a corrente. Desta vez fomos para 176 amperes (o que seria 88 amperes em cada cabo) e em poucos segundos a temperatura já estava em 113 graus, neste momento, começou a sair fumaça de dentro do eletroduto e a isolação do cabo que estava por fora do eletroduto começou a derreter também. Vejam que a temperatura chegou a ficar superior a 400 graus. Reparem como o eletroduto foi derretendo quase que por completo, bem como o cabo e isso em apenas 2 minutos.

Vejam só como ficou este conjunto após o teste, houve baste deformação, alguns pontos derreteram a ponto de abrir buracos no eletroduto, mas esse modelo não apresentou chamas, apesar da destruição completa.

Agora vamos refazer o teste usando o eletroduto da marca mais cara.

Iniciamos nosso teste aplicando uma corrente de aproximadamente 30 amperes em cada um dos cabos e a temperatura no eletroduto estava em torno de 32 graus. Deixamos nesta condição por 10 segundos.

Logo após, elevamos a corrente para 124 amperes (o que seria 60 amperes aproximadamente em cada cabo) e a temperatura subiu para próximo de 41 graus após 10 segundos nestas condições.

Elevamos a corrente desta vez para 177 amperes (o que seria 88 amperes em cada cabo) e quase que instantaneamente começou a sair fumaça de dentro do eletroduto. A isolação dos cabos que estavam fora do eletroduto não demonstravam derretimento, apesar da temperatura no eletroduto marcasse 124 graus e continuasse a subir. Após 10 segundos, eletroduto e cabos começaram a derreter. Depois de 2 minutos, mantendo a corrente em 177 amperes e a temperatura chegando a passar de 225 graus, finalizamos o teste.
Reparem como o eletroduto ficou deformado, porém, ainda manteve a os cabos protegidos, diferente dos cabos que ficaram com a parte condutora á mostra devido ao derretimento da isolação.

Vejam só como ficou o conjunto após o teste, dá pra ver que ele danificou muito menos, apenas o ponto de contato com a isolação do cabo se deformou e diferente do eletroduto mais barato ele não abriu buracos devido ao derretimento, esse aqui parece ter retraído o material ao ser exposto a uma alta temperatura, ficando visualmente claro que é um material com muito mais qualidade.

Deu diferença demais entre os materiais. E, sinceramente, a diferença de preço dá uns 50% mais ou menos. Aqui na minha região o cinza custa em média 40 Reais o rolo de 50 metros, e o amarelo a gente acha na média de 60 Reais.

Ponto positivo do experimento foi que os componentes testados não criaram chama, apesar dos danos, mais uma vez cumprem o papel de ser anti chama. Aí vale lembrar o porque é importante dimensionar as instalações corretamente e respeitar a taxa de ocupação dos eletrodutos no caso de uma obra nova, porque eu faço instalação na prática, faço muita reforma e sei o quanto é difícil às vezes ter que passar vários cabos dentro de um eletroduto apertado. Mas vou deixar a dica, pense sempre em respeitar a norma ao máximo que isso automaticamente facilita nosso serviço!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10