🔥 “CABO REFORÇADO” para CHUMBAR na PAREDE, sem ELETRODUTO!

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3eQgJDY
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3cE1ZoX
------
Fala meus queridos, tudo massa?
Você por um acaso já chumbou um cabo direto na parede desse jeito aqui?
Esse camarada, usou o chamado cabo plastichumbo embutido no rejunte para ligar uma tomada e não precisar quebrar a cerâmica!

Bom já vou adiantando, sim esse cabo é fabricado para esse tipo de situação, no qual precisamos alimentar um ponto específico, e apesar de eu não gostar da solução, acho perigoso embutir cabo direto na massa, mas isso é apenas minha opinião pessoal, muitos profissionais utilizam bastante e confiam no produto!

Mas aí que tá, será que ele é um cabo diferenciado mesmo?
Será que a dupla isolação que ele tem ajuda em caso de uma sobrecarga extrema?

Hoje quem vai ser testado aqui é o famoso cabo plastichumbo, muito usado em reformas elétricas e também lugares úmidos e em áreas expostas pois sua cobertura além de ser resistente à chama, também oferece resistência mecânica, trocando em miúdos esse cabo aqui possui uma capa externa de isolação mais bruta do que o normal, por isso podemos dizer que ele possui resistência mecânica.

Analisando mais de perto dá pra gente ver as duas capas isolantes, ele se parece com um cabo pp, no caso esse aqui tem duas vias, cabos rígidos de cobre 2,5mm² e isolação de PVC e por fora tem essa outra isolação também em PVC só que reforçado.

Vamos testar então esse cara aqui, só que vou mostrar primeiro as etapas do teste padrão nosso aqui:

1 - Primeiro, testamos o componente no limite da capacidade de corrente do cabo durante um período de 10 a 15 segundos;
2 - Em seguida, dobramos a corrente e deixamos também por um período de mais 10 a 15 segundos;
A maioria dos componentes aguenta trabalhar um bom tempo com o dobro da sua capacidade, mas a gente sabe que isso afeta sua vida útil, então para acelerar esse processo a gente parte pro teste destrutivo.
3 - Por fim, elevamos bastante a corrente (em geral de 4 a 5 vezes) e deixamos por aproximadamente 3 minutos, para observar o teste destrutivo.

Agora sim, vamos pro teste, detalhe que dessa vez compramos o pedaço de cabo em uma loja de construção aqui perto e dessa vez não sabemos dizer qual é a marca, afinal o rolo não estava mais na embalagem e na isolação do cabo não tinha nenhuma informação, isso indica que não é um cabo de boa qualidade, mas vamos testar.

Estamos com este cabo do tipo plastichumbo 2 x 2,5mm2. Como ele possui dois cabos internamente, para este teste vamos simular a sobrecarga em apenas um deles e ver o que acontece?

Começamos nosso teste aplicando uma corrente de 25 amperes, conforme o método de referência C da tabela 36 da NBR 5410. a temperatura estava em 34 graus. Deixamos nesta corrente por 15 segundos e a temperatura chegou a 35 graus.

elevamos a corrente para 52 amperes e novamente deixamos por 15 segundos. observem que a temperatura subiu para 39 graus.

Para o teste destrutivo, elevamos a desta vez para 120 amperes e após 10 segundos, começou a sair uma fumaça da capa de proteção do cabo. observamos que a temperatura estava em 105 graus. Após 1 minuto nestas condições, observem que a fumaça começou a ficar mais densa devido ao derretimento da capa externa e a temperatura neste momento chegava a quase 170 graus. 20 segundos depois, houve o rompimento do cabo (escutem o barulho) e reparem que a proteção externa começou a pegar fogo. neste momento a temperatura estava em 361 graus.

Em seguida, desligamos nossa máquina. Após 5 segundos a chama apagou sozinha..

E este é o resultado final do cabo após nosso teste destrutivo. Como sempre a isolação do cabo foi completamente derretida, e a parte condutiva desse caso aqui se rompeu, uma coisa que a gente sinceramente não esperava.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down