🔊 Como CONSTRUIR um PODEROSO ALARME caseiro!

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/2VfQcF7
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/37mBbqP
——
Na teoria, uma campainha ding dong não daria certo, porque o sensor ia acionar ela apenas uma vez, agora uma campainha do tipo cigarra, daria certo, só que mais uma vez pensando na teoria, porque ela fica acionada constantemente quando energizada rsrsrs, mas e na prática será que dá ou não?

Primeiro olha só nosso diagrama, temos o disjuntor monopolar, um sensor externo e a campainha tipo cigarra. A fase 127V sai do disjuntor e liga no borne vermelho do sensor, o neutro no cabo azul vem direto ligando no borne azul e derivando para um polo da cigarra. Por fim o retorno de cabo preto sai do borne preto do sensor e liga direto no outro polo da cigarra, simples assim.

Optamos usar esse modelo de sensor aqui porque ele permite o ajuste de tempo de 1 segundo e também de 1 a 8 minutos. MAS ATENÇÃO, como é uma campainha, recomendo a colocar o tempo do sensor mais curto, 1 segundo no caso de apenas anunciar a presença de alguém, ou 1 minuto no caso de alarme. Fizemos os dois testes, acima de 1 minuto corre o risco de queimar a cigarra, pois não é uma sirene, ela esquenta e muito acima disso, mas vamos então ver a montagem prática e o teste.

Aqui está o disjuntor, logo abaixo alimentando o sensor e ao lado alimentando a campainha, todos os cabos ligados conforme explicamos no diagrama. O primeiro teste será de 1 segundo, ligamos o disjuntor e havendo movimento, a campainha é acionada.
Agora vamos desligar o disjuntor, ajustar o tempo para 1 minuto, e fazer o teste novamente e contar esse tempo dela acionada. (Timer acelerando o vídeo durante 1 minuto do funcionamento).
Pronto agora vimos então que ele acionou a cigarra por 1 minuto, se comportando como um alarme caseiro de baixo custo.

Vale lembrar pessoal que fizemos esse experimento com equipamentos que temos aqui no estúdio, só que dá pra usar no lugar da cigarra uma sirene de 127V também, em média o barulho das sirenes tem alcances de 100 a 300 metros em áreas abertas, e a corrente delas é inferior a 1A podendo sim ser ligada diretamente ao sensor, vai da sua criatividade mesmo rsrs. Agora, se você está procurando uma solução de alarme mais adequada, não inventa moda não, compra a central de uma boa marca mesmo, e faça a instalação conforme manda o manual, afinal esses equipamentos são de uso específico, tem mais proteções dos componentes e também oferecem mais segurança ao usuário.

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10