O profissional eletricista é uma das profissões que mais tem demanda no mercado hoje. Qualquer infraestrutura precisa de uma instalação elétrica, e todo mundo sabe que se energia elétrica nossa sociedade não funciona. Se você tem vontade de ingressar no mercado, essa é a sua chance. Você sabe o que você precisa para ser um eletricista?
Continue lendo e você vai saber o que fundamental para iniciar nesse campo promissor.
Em primeiro lugar, para o profissional que deseja ingressar no ramo elétrico, é importante possuir o 2º grau completo e se formar em cursos superiores. Mas cursos livres (curso profissionalizante) podem permitir a entrada de pessoas com ensino fundamental.
Uma dica importante: escolha cursos de boa qualidade e reconhecidos no mercado, e com certificação válida em todo. Dessa forma, você não corre risco de gastar tempo e dinheiro em uma formação inválida.
O profissional recém-formado, muitas vezes, começa a sua carreira como ajudantes ou fazendo estágios no ramo. Mas isso é feito com o objetivo de aprimorar a parte técnica passando mais horas exposto à rotina de trabalho.
Antes de mais nada, para realizar os serviços com energia elétrica existem diversas ferramentas. Mas alguma delas são essenciais para começar:
O eletricista é um profissional que trabalha com redes elétricas em residências, comércios e indústrias. Além disso, ele sempre está em conformidade com as normas de aplicação técnicas e de segurança.
Também fazem parte das suas funções as instalações residenciais ou prediais com sistemas complexos de fiação, cabos coaxiais, tanto para computadores como para sistemas de telefonia ou sistemas elétricos industriais, bem como realizar a manutenção elétrica e instalar dispositivos eletrônicos.
É indispensável o conhecimento de manuseio das ferramentas adequadas em cada modelo de fiação em todos dos trabalhos.
Os profissionais qualificados têm as opções de atuação no setor industrial, em construções civis, empresas petroquímicas, nos órgãos públicos, prestadoras de serviço, mas podem ser autônomos também.
Entre as atividades desenvolvidas, também podemos citar:
Além de dominar as ferramentas e ter conhecimentos específicos necessários no exercício da profissão, é importante também:
Muitas vezes o aluno recém formado em faculdades ou escolas técnicas, ao entrar em contato com o trabalho real, percebia que a prática era totalmente diferente do que aprendia na sala de aula.
E um outro problema é que nem sempre o aluno consegue chegar no final do curso, isso devido a falta de tempo, dinheiro e até mesmo por não se sentir confiante em conseguir colocação no mercado de trabalho.
Com a evolução tecnológica e o surgimento das redes sociais, outras formas de aprendizado foram inseridas no âmbito da educação profissional. O ensino à distância já é uma realidade acessível, com isso uma nova janela do conhecimento se abriu para atender os alunos que precisam de certificado para trabalhar.
Depois de entender a real necessidade destes profissionais da elétrica, empresas, como a Engehall, surgiram com os cursos profissionalizantes livres, que possuem um formato mais acessível, focado em resultado e dentro da realidade de quem quer ingressar na elétrica, melhorando a qualificação profissional.
A oferta de trabalho está em alta, mas infelizmente não encontra mão-de-obra qualificada e certificada para atender a demanda.
Diante disso, os cursos de aprendizagem e aperfeiçoamento técnico são boas opções para quem quer garantir o seu certificado e uma oportunidade de emprego.
O profissional habilitado sempre terá oportunidades no mercado de trabalho, pois são vastas as oportunidades em todos os ramos que exigem eficiência técnica.
Enfim, agora você já sabe que você precisa para ser um eletricista.
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.