Por que os marteletes tem ENCAIXES DIFERENTES?

 Por que os marteles tem ENCAIXES DIFERENTES?

A maioria dos eletricistas estão acostumados a utilizar os kits de brocas comuns para o seu dia-a-dia de trabalho. Mas, quando há necessidade de um furo “mais bruto”, como furar concreto para passar um eletroduto por exemplo,  as brocas comuns não suportam o impacto necessário para isso. Nesse momento é necessário usar as ferramentas do tipo SDS. Hoje vamos mostrar porque os marteletes tem encaixes diferentes.

 

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito

A maioria das grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

Você sabe o que é uma ferramenta SDS?
Sabe a diferença entre marteletes SDS MAX e SDS PLUS?

Em uma tradução abrasileirada, podemos definir Broca SDS como  "inserir, girar e encaixar". Elas são brocas perfeitas para perfurar materiais brutos, como perfuração de blocos de concretos, paredes e vigas (quando autorizado). Isso porque ela tem um  sistema desenvolvido para melhorar o encaixe das brocas, permitindo o movimento sem se desencaixar.

Este tipo de broca possui depressões no final de sua haste que se encaixam no mandril do martelete. Essas depressões permitem que a broca seja empurrada para frente e para trás pelo martelete, sem se desprender durante o processo. Tais depressões da broca, juntamente com os rolamentos esféricos que a prendem, aumentam a força de ação do martelete com a broca. Isso significa que não é necessário o emprego de força excessiva sobre a ferramenta para que a perfuração seja eficiente.

Além disso, existem três variações dentro do encaixe SDS: SDS Plus, SDS Max e SDS Top.
A SDS Plus é a mais comum de encontrar e possui diâmetros que variam de 4mm a 30mm. Já o comprimento das peças vai de 110mm á 1500mm.

A SDS Max foi criada para  trabalhos mais pesados. Os diâmetros disponíveis são maiores, variando entre 13mm a 44mm. Já o seu comprimento das peças de encaixe, variam entre 300mm a 530mm.

Existe ainda o modelo SDS Top, só que esse é mais utilizado na América do Norte. Não vou nem falar muito dele porque é raro de se encontrar por aqui.

Outras curiosidades

Será que existem outras diferenças além do diâmetro e comprimento dos encaixes SDS?
E qual a vantagem de se usar uma ou outra?

Em primeiro lugar,  cada modelo possui um formato de haste específico. O encaixe do SDS PLUS parece um brasão com dentes quadrados em cima e embaixo e dentes arredondados nas laterais

Já o SDS MAX, tem como diferença um dos encaixes quadrados. O encaixe superior é um dente quadrado para fora, e o diâmetro  é maior do que SDS PLUS.

Além disso, a broca SDS Max é utilizada para furos maiores, seja em materiais como concreto, tijolo ou pedra. Da mesma forma, ela é recomendada para concreto onde se tem vergalhões, porque ela não trava ao atingir um vergalhão. Ao contrário da SDS Plus, que trava caso de atinja um vergalhão no processo.

Entretanto, está também é um desvantagem dos modelos SDS, seja a Max ou Plus. Elas não são ferramentas recomendadas para furar metal, pois a possibilidade de acidentes tanto pro operário, quanto a danificação da furadeira, é alta. É importante lembrar também que o  uso de EPI´s (luvas, óculos de proteção e protetor auricular) durante o trabalho com esses equipamentos é essencial.

Nós usamos muito aqui na Engehall  modelo Dewalt DCH263B 20V.  Temos ele a mais de 1 ano já. Esse aqui é pau pra toda obra. O encaixe dele é o SDS PLUS e tem uns 3 kg no máximo. Com isso, ele  aguenta muita pancada, afinal a energia de impacto dele é de 3 joules .

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down