💥 Por que NUNCA ENCOSTAR em um CHUVEIRO elétrico LIGADO?

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/2GVhoFE
——

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/38C6r7n
——

👉 Inscreva-se Agora em Nossos CURSOS GRATUITOS:
g1?src=yt1-vd717
g2?src=yt1-vd717
g3?src=yt1-vd717
g4?src=yt1-vd717
——

👉 Faça os Melhores Cursos Profissionalizantes na Área Elétrica do Brasil:
c1?src=yt1-vd717
c2?src=yt1-vd717
c3?src=yt1-vd717
c4?src=yt1-vd717
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Suponhamos que um chuveiro elétrico esteja ligado e você entra em contato direto com a água que sai desse equipamento… você poderá sofrer um choque elétrico fatal ou não?

É meu amigo, hoje eu venho falar sobre um assunto seríssimo e que já foi tema de discussão em diversos treinamentos de segurança em eletricidade, afinal você sabia que, segundo a Abracopel, grande parte das mortes por choque elétrico ocorre justamente dentro de casa?

Pessoal, via de regra um chuveiro elétrico possui um resistor que ao ser ligado aquece a água que passa por ele, a qual posteriormente toca o nosso corpo. Porém esse contato direto com a água pode gerar correntes de fuga perigosas.

A primeira dica é: nunca toque no chuveiro quando ele estiver saindo água, pois quanto maior for a condutividade da água, maior será a fuga de corrente elétrica. E quanto maior for a fuga de corrente, maior será o dano causado pelo choque elétrico caso a pessoa venha a sofrê-lo. Lembrando que a condutividade aumenta quando a água possui mais sal, então fica aí um alerta para quem mora em regiões onde a água é salobra.

A segunda dica é: utilize um sistema de aterramento. Nós fizemos os testes aqui e vimos que em situações onde o chuveiro estava conectado a um aterramento TN-S, por exemplo, a fuga de corrente elétrica foi “absorvida” por esse condutor e diminuiu consideravelmente a possibilidade de choque elétrico. O grande problema de não possuir um sistema de aterramento e conectar o terra do chuveiro ao neutro é que no caso de rompimento deste neutro toda a carcaça do chuveiro ficará energizada.

A terceira e valiosa dica é utilize IDR ou DDR no seu chuveiro para a proteger as pessoas contra o choque elétrico. Via de regra, esse dispositivo deve atuar e interromper o fornecimento de energia em caso de fugas de corrente superiores a 30 miliamperes. Lembrando que o DR não é compatível com o aterramento TN-C. Para aquelas pessoas que utilizam DR no chuveiro e ele fica desarmando constantemente, sugiro que utilize um resistor blindado. Isso não quer dizer que ele vai eliminar a fuga completamente, mas muito provavelmente essa fuga será reduzida.

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10