💥 O dia que ESSA LUVA servir de EMENDA para CABO, eu RASGO MEU DIPLOMA!

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3sEDnCP
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/37VGQ89
------
É isso mesmo que você leu no título desse vídeo, meu querido!
Eu André Mafra, falei isso a alguns anos atrás, quando vi essa luvinha pré-isolada pela primeira vez.

Resumo, colocamos a famosa luva pré-isolada para emendas de prolongamento, na nossa MDC, a máquina destruidora de componentes da Engehall, e analisamos seu comportamento até sua destruição completa... ou não "rsrsrs"

E aí, na sua opinião, já deixa nos comentários aí, será que hoje ela passa no teste e eu pago língua ao ponto de rasgar meu diploma de engenharia ou a luva não vai aguentar o tranco, e mantenho meu diploma intacto, façam suas apostas através dos comentários

Neste teste iremos simular a emenda de prolongamento entre 2 cabos de 2,5mm2 feita com esta luva de emenda pré isolada. Como sempre fazemos em nossos testes, analisaremos o comportamento da emenda em uso normal, com uma pequena sobrecarga, dentro dos limites normais de uso e depois em uma sobrecarga extrema, essa com o objetivo apenas didático!

começamos nosso teste aplicando uma corrente de 23 amperes. Lembramos que esta corrente esta baseada na tabela 36 da NBR 5410, que especifica a corrente máxima suportada por cada bitola de cabo em cada método de instalação. a temperatura no início teste estava em 34 graus. deixamos nesta situação por 15 segundos.

logo depois simulamos uma sobrecarga elétrica elevando para 54 amperes durante 10 segundos. reparem que a temperatura imediatamente subiu para 50 graus, pronto até aqui foi feito os testes de uso aparentemente normal e não apresentou nenhuma variação.

Agora para o nosso teste destrutivo, simulamos uma sobrecarga elétrica extrema, elevamos a corrente para 120 amperes e deixamos por 20 segundos. notem que a temperatura chegou a incríveis 360 graus, novamente como nos outros testes já feitos derreteu completamente a isolação, tanto do cabo quanto da luva pré-isolada, e logo após o derretimento, desligamos nossa máquina.

e este foi o resultado final de nosso teste pessoal… reparem que apesar da isolação do cabo e a emenda ficarem completamente derretidos, nenhum deles nem criou ou propagou chama. mas aí vem o principal, a emenda ainda manteve-se firme, garantindo a condutividade, que é um item super importante da norma.

A alguns anos atrás, quando vi essa luva pela primeira vez minha cabeça era mais fechada para novidades de mercado, só de olhar pra ela eu já falei que jamais usaria e só confiava na minha boa e velha emenda. Eu disse sim que rasgaria meu diploma se isso fizesse uma boa emenda... Resultado com o passar do tempo não só já usei dessa luva nas minhas instalações como também ensino meus alunos a usá-la no meu curso de eletricista profissional, e digo mais, não só a luva, vários outros materiais que quando vi a primeira vez falei que não usaria, mas aplicando na prática eu vi que o errado era eu, que as novidades vem para facilitar o nosso dia a dia e fazer com que nós profissionais possamos ganhar mais dinheiro. Enfim, tá visto então pelo teste que a luva pré-isolada é mais uma boa opção para usarmos em nossas obras. Mas quero lembrar também que perante a norma, se você usar luvas, terminais, conectores, fazer emenda direta, cabo a cabo, etc, tudo isso é bem visto, desde que você garanta uma boa conexão elétrica, e lá tem os pré-requisito.

Então não adianta nós profissionais ficar brigando nos grupos da vida aí, uns do time de conectores, os outros do time das emendas, do time da solda, enfim, faz do seu jeito e faz direito. De resto aprenda a respeitar a opinião do colega, vai por mim eu tenho feito muito isso aqui no canal e minha vida tá até mais leve.

Aproveita que tamo nesse papo reto aqui e já compartilha esse vídeo com ao menos um amigo seu que talvez ainda desconfie dessa luva pré-isolada, vai que a gente consegue mostrar mais uma opção de material elétrico pra ele né não?

Outra coisa, é claro que se a instalação estiver bem dimensionada, o disjuntor evitaria uma sobrecarga elétrica e consequentemente um incêndio. Porém, os testes que fazemos, incluindo o de sobrecarga extrema, tem caráter unicamente didático, nosso objetivo é demonstrar algo diferente do que é mostrado nas outras instituições de ensino, beleza?

Ao lado tem mais vídeos pra você continuar nos assistindo, grande abraço e até os próximos episódios da série MDC - A máquina destruidora de componentes da ENGEHALL.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down