Mercado Livre de Energia: Escolher a CONCESSIONÁRIA de ENERGIA
Você já ouviu falar do Mercado Livre de Energia?
Antes que você pense, não tem nada a ver com aquele site de venda de produtos online.
AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito
A maioria das grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
Em países economicamente desenvolvidos os consumidores podem escolher a sua distribuidora e a fonte de energia que consomem.
A dinâmica é a mesma das operadoras de telefonia. Antes existia um monopólio regional e você só podia usar a operadora da sua região. Após uma abertura do mercado, a escolha da operadora é ampla. Você escolhe a operadora que oferece o melhor pacote de benefícios para você. Com isso, o mercado fica mais competitivo, os custos caem e a qualidade do serviço melhora.
Você lembra quanto custava uma ligação interurbana nos anos 90, antes da abertura do mercado de telefonia? Era uma fortuna!
O Mercado Livre de Energia vai proporcionar um ambiente competitivo, aberto e flexível. Dessa forma o consumidor terá: tarifas mais baratas, incentivo à utilização de fontes renováveis e maior estabilidade de custo.
Assim como aconteceu com as operados de telefonia, o mercado de energia irá passar por uma grande abertura.
No Ambiente de Contratação Livre de energia, os consumidores são livres para escolher seu distribuidor. Ele pode negociar a quantidade de energia adequada ao seu perfil de consumo, bem como o período de fornecimento, preço, entre outros benefícios.
Na Alemanha, por exemplo, você vai ao shopping e vê quiosques que oferecem serviços de energia para as pessoas contratarem para as casas delas. É uma mudança importante !