👨🏼‍🔧 Como fazer tubulação elétrica em MADEIRA e em FERRAGEM?

Como fazer tubulação elétrica em MADEIRA e em FERRAGEM?

Esse é o quarto episódio da sexta temporada do DIRETO DA OBRA . Fizemos toda a instalação elétrica que atende a casa e a garagem/estúdio do nosso amigo Leandro Torneiro. Nesse episódio iremos mostrar como fizemos a infra estrutura do galpão. Também vamos mostrar a infraestrutura dos quartos de madeira da casa. Confira como fazer tubulação elétrica em madeira e em ferragem:

 

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: Curso Eletricista Gratuito

As grandes empresas exige que o profissional da área elétrica tenha certificado do Curso NR10

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

Mudanças no projeto e inicio das instalações

Antes de mais nada, fizemos algumas modificações no projeto desde a primeira visita técnica na obra. São as famosas "surpresinhas".  Por fim, adequamos nosso planejamento; corrigimos e alteramos toda a planta mostrada.

Em seguida, voltando a obra,  nós fixamos o QDC  (Quadro de Distribuição de Circuitos na parede) e instalamos os eletrodutos. Dica para quem nunca fez instalações em blocos vazados: compre buchas que enrugam a medida que se aperta o parafuso.  Assim, a bucha fica trava o parafuso e  impede que ela escorregue.  Pois, buchas comuns podem ser arrancadas com facilidade.

tubulação elétrica

Enquanto a equipe do galpão estava adiantada,  Anderson fez a infra do quarto da Sofia e o Alessandro do quarto do Leandrinho, na casa de madeira. Nós gostamos muito do resultado, e o mais importante: o dono também gostou e aprovou.

Nesse meio tempo, a obra no galpão apresentou alguns probleminhas. Por exemplo, para conseguir usar o nível a laser, os rapazes tiveram que trabalhar com as portas fechadas. Como você pode acompanhar no vídeo, Charlão e Alessandro encontraram uma solução para o cruzamento dos eletrodutos fixado nas terças, com os eletrodutos fixados nas tesouras. Não deixe de ver também a dica do Charlão para fixar os eletrodutos nos conduletes que já estão fixados nas paredes!

Finalmente completando a montagem da estrutura, partimos para a passagem de cabos no dia seguinte. O dia foi puxado !

No próximo episódio, vamos mostrar a passagem dos cabos, derivações de circuitos, fechamento das tomadas, interruptores e luminárias da casa do Leandro Torneiro. Dividimos essa parte em dois episódios; um só pra casa e outro só pro galpão. Não percam ok?

 

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.

chevron-down