👎 Por isso QUE a NORMA NÃO RECOMENDA usar TOMADA para CHUVEIRO

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3p1In34
------
✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/2M5en7U
------

Para este teste uma tomada de 20A de uma marca boa e reconhecida no mercado e um plug macho também de 20A, também de uma marca boa e reconhecida no mercado. Simulamos uma ligação de um chuveiro elétrico em uma rede 127V utilizando cabos de 6,0mm2, conforme costumamos ver neste quando existe este tipo de instalação.

Começamos nosso teste aplicando uma corrente de 80A nesta montagem. Percebam que apesar de nosso multimedidor estar marcando um pouco mais de 80A, cada cabo está com 40A, conforme o alicate amperimetro, afinal são dois cabos em paralelo a corrente se divide, como seria em um funcionamento normal. A temperatura no cabo neste momento esta em 28 graus.

Elevamos a corrente para 70A em cada condutor, conforme aferiu o alicate amperímetro, e a temperatura subiu para 77 graus.

Elevamos a corrente para 85A em cada condutor e iniciamos uma contagem regressiva de 3 minutos. reparem que a temperatura estava em 110 graus e rapidamente subiu para 144 graus e foi neste momento que percebemos uma fumaça começando a sair da tomada. percebemos que ela também começou a se deformar próximo ao borne de conexão. logo em seguida, a isolação do cabo daquele borne também começou a derreter e segundos depois, a isolação dos demais cabos também a começou a derreter, quase no mesmo instante em que uma fumaça densa e de coloração rosada começou a sair da tomada. e em seguida, escutamos barulho parecido com um estalo. olhamos para o multimedidor e vimos que a corrente começou a diminuir chegando a zero, porem subiu novamente e ficou oscilando entre 20A e 40A, um sinal claro de que estava acontecendo um mal contato em algum ponto, mas não sabíamos se era na tomada ou no plug, pois os cabos ainda estavam inteiros, apesar da isolação bastante derretida. faltava um pouco menos de 35 segundos para acabar o tempo e com uma temperatura de 340 graus a tomada começou a pegar fogo!!! desligamos nossa máquina e deixamos a chama se apagar…. reparem no material ainda borbulhando e onde ocorreu o rompimento do sistema.

E olha só, somente depois de uns 15 segundos da máquina desligada é que o fogo se apagou completamente, uma corrente excessiva misturada com materiais não adequados para esse tipo de situação e tivemos fogo, complicado isso.

Agora olha só como ficaram completamente destruídos os materiais usados no teste. Particularmente, eu esperava o derretimento na tomada, porque ali é um ponto quente devido a conexão, além disso, o latão que compõe o pino do plug possui maior área do que o latão da tomada. mas o que me surpreendeu foi pegar fogo afinal esses materiais não deviam de forma alguma propagar fogo.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram