👎 Essa GAMBIARRA já PREJUDICOU muito ELETRICISTA

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/37rsr2F
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3ogfvmR
——
Em eletricidade o jumper é uma ligação em ponte de um condutor que conecta dois pontos de um circuito e é muito útil na unificação de barramentos, em conexões em quadros elétricos e fechamento de tomadas elétricas, apesar de já existirem outras soluções, tais como barramentos e conectores de emenda.

Porém o grande problema desse tipo de ligação é quando ele é feito para “burlar um sistema.”

A primeira gambiarra é o jumper sobre o fusível. Grande parte das pessoas que deparam com um fusível rompido não verificam qual foi a real causa do rompimento e fazem aquela pontezinha na fiação elétrica para que o equipamento volte a funcionar.

Como resultado disso a instalação elétrica pode ser danificada e pior, o circuito não será interrompido caso haja uma sobrecarga e isso inclusive já foi causa de acidente fatal.

A segunda gambiarra é o jumper sobre o disjuntor. Eu já ouvi diversos relatos de pessoas que fizeram a famosa pontezinha porque o disjuntor ficava desarmando direto… E, nós sabemos que o objetivo principal do disjuntor é proteger a instalação elétrica, ou seja, se eu fizer esse jumper sobre o disjuntor todo o meu circuito elétrico estará desprotegido.

Então é melhor verificar o motivo real desse disjuntor desarmar e fazer um novo redimensionamento do circuito, substituindo a fiação e o disjuntor, obedecendo os padrões da NBR 5410.

A terceira gambiarra, apesar de ser bizarra e ir contra a NR 10, é o jumper sobre o disjuntor bloqueado. Uma das etapas da desenergização, que é ignorada por muitos eletricistas no dia a dia, é a instalação do sistema de bloqueio de seccionamento, que pode ser facilmente instalado em disjuntores como esse aqui.

Porém ainda assim muitos ignoram esse procedimento e fazem o jumper sobre esse disjuntor, e o grande problema disso é que muito provavelmente terá alguém em contato direto com esse condutor que poderá sofrer um choque elétrico devido a energização acidental do circuito. Nesse caso é importante respeitar o bloqueio instalado por outro operador.

Seguindo essas dicas, as chances dos equipamentos, condutores e principalmente você sofrer danos diminuirá consideravelmente.

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10