👉👉TEM duas COISAS INCRÍVEIS nessa TOMADA DIFERENTE

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——
COMO INSTALAR UMA TOMADA ELÉTRICA

Ao comprar um equipamento elétrico será possível verificar que o plugue está conforme o novo padrão brasileiro da NBR 14136:2002, nesse momento entra a necessidade de realizar a instalação de uma tomada nova ou simplesmente adequar o ponto de força existente para o novo padrão.

ATENÇÃO: Antes de realizar a compra da nova tomada preste atenção no plugue do equipamento. Há dois modelos de tomadas, a de 10A e a de 20A, a diferença entre ambas é a capacidade de corrente que cada uma suporta, além do que fisicamente os furos do plugue da tomada de 20A é ligeiramente maior que a de 10A.

Portanto caso você compre a tomada de 10A e seu equipamento tenha o plugue com capacidade de 20A, será necessário trocar novamente a tomada.

Para efetuar de maneira segura e fácil, anota aí as ferramentas que serão necessárias:

01 Rolo de Fita Isolante,
01 Voltímetro,
01 Chave de Fenda,
01 Alicate de Corte

Agora mãos na massa! Abaixo segue o passo a passo de como realizar a instalação da tomada.

Passo a passo para instalação de maneira segura e fácil
1° Passo: Identifique com o voltímetro, qual polo da tomada é o FASE (cabo energizado) e qual é o NEUTRO. No polo central está o TERRA.

2° Passo: Após a identificação anterior desarme o disjuntor que alimenta essa tomada e com um voltímetro verifique que não há tensão entre os polos da tomada.

3°Passo: Com a chave de fenda retire o espelho da tomada e em seguida retire os parafusos que conectam a tomada com a caixa de instalação.

4° Passo: Ainda com a chave de fenda retire os cabos que estão ligados a tomada, verifique como está a ponta dos cabos, se necessário com o alicate de corte refaça-a. Após retirar, isole a parte desencapado dos cabos com fita isolante.

5° Passo: Agora observe a parte traseira da tomada com o novo padrão, existe um “N” em um dos polos, e no polo central há a simbologia do “Terra”. Se o circuito da tomada for monofásico (apenas um condutor fase).

Observação: É de suma importância respeitar a ligação correta do neutro, isso porque facilitará na identificação em uma manutenção futura, para isso retire a isolação feita no passo anterior e conecte o cabo NEUTRO no polo que possui a indicação do “N”.

6° Passo: O TERRA deve ser instalado no polo central e por fim no polo restante conecte o cabo FASE. Se o circuito da tomada for bifásico (dois condutores fases) cada cabo FASE deve ser instalado em uma das extremidades.

7° Passo: Feito isso conecte a tomada a caixa de instalação e em seguida coloque seu espelho.

8° Passo: Por fim rearme o disjuntor e com o voltímetro verifique se a tomada está fornecendo a tensão que seu equipamento necessita.