❗️ Por isso que NÃO se DEVE COMPRAR material eletrico BARATO

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/38ghTW3
——

👉 Inscreva-se Agora em Nossos CURSOS GRATUITOS:
Eletricista ➽ https://ift.tt/32czvhV
Energia Solar ➽ https://ift.tt/3esoPAH
Projetos Elétricos ➽ https://ift.tt/3oV2Ff3
Comandos Elétricos ➽ https://ift.tt/2TTwGxt
——

👉 Faça os Melhores Cursos Profissionalizantes na Área Elétrica do Brasil:
Eletricista Profissional ➽ https://ift.tt/3642zcz
Energia Solar Lucrativa ➽ https://ift.tt/2I4rQv6
Viver de Projetos Elétricos ➽ https://ift.tt/32gVVi2
Comandos Elétricos ➽ https://ift.tt/2TUfNCW
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/33QdANe
🔴 Entre em nosso TELEGRAM e seja notificado sempre que sair novos vídeos:
https://ift.tt/2SOVwyy
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/361MunK
——

Por isso que NÃO se DEVE COMPRAR material eletrico BARATO

Nos últimos episódios mostramos o projeto e a montagem completa da nossa máquina, fizemos até um teste rápido mostrando o funcionamento dela. Hoje começaremos a atender os pedidos de vocês, muita gente deu altas ideias malucas pra gente fazer usando a nossa MDC, dentre elas o que mais apareceu foi, “Testa primeiro os materiais elétricos de baixa qualidade, aqueles mais baratinhos”.

Daí resolvi comparar esses dois caras aqui, atualmente os conectores mais usados para chuveiro!
O conector de porcelana, de uma marca conhecida, indicado para cabos de até 10mm² com capacidade de 50A, e o conector conhecido como sindal, modelo de PVC porém diz ser anti-chama, e na embalagem nos informa que suporta até 30A e é pra cabo de 4mm².

Primeiro vamos testar o conector de porcelana, colocamos um cabo 6mm², lembrando que ele aceita até cabo 10mm², dificil é colocar cabo 10 dentro desse borne apertado mas diz a fábrica que dá. Começamos primeiro aplicando 60A, notem que nossa câmera térmica indica quase 30 graus na conexão, tudo certo.

Em seguida aumentamos a corrente para 130A, e notem que a temperatura sobe para 40 graus. Agora para fazer o teste destrutivo, subimos a corrente para 190A, notem que o cabo já começou a derreter a isolação, podemos ver pela fumaça, e com isso a temperatura começa a subir bastante, foi de 70 para 110 graus, e a corrente também começa a oscilar, visto que a resistência do cabo vai aumentando devido a perda da isolação, já estamos com 250 graus e até o momento não houve nem o rompimento do cabo, nem do conector de porcelana.

Por fim a corrente estabiliza em 165A, a temperatura no conjunto chega a quase 300 graus e realmente neste teste não tivemos o rompimento do cabo nem do conector.

Bom pessoal, então deu pra ver que o fato do material do conector ser de porcelana ajudou bastante na dissipação de calor, podemos perceber que praticamente não danificou o borne em si, ou seja a parte condutora do conector por estar dentro da porcelana não derreteu, houve apenas uma mudança na coloração, afinal foi exposto a 190A, mostrando que é sim um bom componente elétrico.

Mas cabe lembrar que o instalador deve respeitar as características do produto e principalmente saber instalar. Mas vamos para o segundo teste que é do conector sindal de PVC, anti chama.

Para este teste, começamos aplicando uma corrente de 30A e estava tudo certo, tanto com os cabos quanto com o conector. em seguida subimos a corrente para 75A e deixamos por alguns segundos assim.

Novamente, cabo e conector se mantiveram inalterados. elevamos para 125A, e começamos a perceber que a corrente começou a diminuir, sinal de que a temperatura do cabo começou a elevar e pudemos comprovar isso na câmera térmica, onde a temperatura ja estava em 49 graus.

foi neste momento em que a isolação do cabo começou a derreter. a corrente se estabilizou em 115A, sem rompimento do cabo, que já estava sem isolação e a uma temperatura de 130 graus e o conector, completamente derretido, ainda cumpria seu papel mantendo a conexão entre os cabos. mas então veio a surpresa, o dito conector anti chamas começa a pegar fogo…

Bom, o que dizer após este teste? tá certo que colocamos uma corrente muito superior ao que o cabo e o conector suportam, mas, qualquer produto que tenha na embalagem o dizer anti chamas, deve cumprir este quesito.

Este é um dos motivos que recomendamos sempre que vocês instalem em seus clientes equipamentos de marcas boas e renomadas no mercado. o pouco que você paga a mais, te livrará de muita dor de cabeça.

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10