CABO NEUTRO: um teste INFALIVEL para identifica-lo no CIRCUITO

Você sabe identificar um CABO NEUTRO no circuito ?

 

Recentemente o Charlão pegou um serviço que tinha um BO interessante. Na instalação do cliente não havia identificação de neutro, eram 3 circuitos de tomadas com cabo 2,5mm² num mesmo duto, tinha um cabo verde de terra, três cabos de fase, sendo 1 preto e 2 vermelhos, e mais 3 cabos azuis de neutro, e isso claro, atrasou o trabalho dele, mas existe um teste infalível para resolver esse BO e é o que veremos na aula de hoje!

 

 

 

Como identificar qual é o neutro de cada circuito num mesmo duto?

 

Turma, esse problema de fio sem identificação é algo bastante comum. Quase todo eletricista já passou por isso. Mas com a dica que daremos aqui hoje, ficará bem fácil contornar esse problema.

Vamos ver como resolver o problema da identificação de qual é o neutro de cada circuito num mesmo duto, sendo que todos têm a mesma cor, azul, e mesma seção nominal, 2,5mm²

Digamos que você passou dentro de um eletroduto, 3 circuitos, ou seja, 3 FASES + 3 NEUTROS + 1 TERRA, lembrando que nesse caso de termos vários circuitos podemos compartilhar um único cabo de aterramento respeitando a mesma seção do maior condutor de FASE que esteja sendo compartilhado esse cabo de aterramento.

No nosso B.O., sabemos que em muitos casos conseguimos usar cabos de FASE de cores diferentes, seja VERMELHO, PRETO, BRANCO, CINZA, AMARELO, mas o cabo de neutro preferencialmente será na cor AZUL (conforme recomenda a NBR-5410).

Só que aí vem um problema, a maneira como esses cabos serão distribuídos, veja só na maquete que montamos aqui:

1 - Fase preta - (Tomada Banheiro Social)
2 - Fase vermelha - (Tomada Suíte)
3 - Fase vermelha - (Tomada Quarto)

Saindo com esses cabos do QDC, eles passam pelo mesmo eletroduto sentido uma caixinha de teto. Chegando lá, eles se dividem em três dutos indo um circuito para cada lado, isso é muito comum de acontecer quando não tem projeto de distribuição da tubulação.

Agora vamos supor que um eletricista abriu essa caixinha e precisa derivar novos cabos do circuito que está indo para o quarto, como descobrir qual circuito é, sendo que temos 2 cabos vermelhos, um preto, mais três azuis, e todos 2,5mm² ainda por cima?

Existem várias formas de testar. A mais rápida é seguindo os 5 passos:

PASSO 1:

Desligue todos os circuitos no QDC, com exceção do disjuntor geral e do disjuntor do circuito do quarto que você quer fazer a derivação, deixe apenas esse disjuntor da tomada do quarto ligado.

PASSO 2:

Ligue um equipamento qualquer na tomada do quarto que ainda está energizado, isso irá fazer ter uma circulação de corrente naquele circuito do quarto.

PASSO 3:

Volte a caixinha do teto e com o auxílio de um detector de tensão, verifique qual dos cabos de fase está energizado.

PASSO 4:

Pegue um alicate amperímetro e meça a corrente neste cabo de fase.

PASSO 5:

Em seguida, meça a corrente em todos os cabos de neutro. O único cabo que der a mesma corrente das fases é o neutro daquele circuito que está em funcionamento. Os outros cabos de neutro são dos outros circuitos.

Vale lembrar que esse passo a passo serve para identificar o neutro de qualquer circuito. A melhor forma, na minha opinião é através da detecção da circulação de corrente ok?

Tá, mas e se não tiver energia na instalação, existe outra forma?

Tem sim, através do teste de continuidade.

Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall

E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down