✅ Técnica INFALÍVEL para PASSAR CABOS sem usar SONDA GUIA passa cabos

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Bom pessoal, existem vários casos que não precisamos usar sonda guia para passar cabos. Um deles por exemplo é quando a gente precisa interligar duas tomadas no mesmo alinhamento em uma parede. As vezes a distância é tão curta e pelo fato de não ter curvas não há necessidade de sondar é só colocar os cabos e empurrar.

Não é simplesmente empurrar os cabos, porque eles soltos vão agarrar as pontas no conduite e você não vai conseguir passar. Mas aí tem uma técnica olha só:

Então pessoal é bem simples e fácil, aqui estamos juntando os três cabos de fase, terra e neutro usando uma fita isolante na ponta deles. O intuito de usar a fita aqui é prendê-los e fazer uma ponta mais rígida, porque assim fica mais fácil passar todos juntos no duto. Vale lembrar mais uma vez que isso só serve para distâncias curtas e sem curvas no nosso caso a distância foi de mais ou menos 1,20 metro e em linha reta.

Outra dica importante é que com o fio já passado em uma das pontas damos um nó para que os cabos não volte pra dentro da tubulação por algum descuido e perdemos o serviço. No outro lado, cortamos aproximadamente 1 palmo que dá mais ou menos uns 20 cm que e um tamanho ideal para fazer as derivações nas tomadas, e mais uma vez damos outro nó nessa ponta também para evitar o problema relatado.

Tem vários outros casos na obra que não tem necessidade de usar sonda. Toda vez que for uma distância curta não vejo necessidade. Pensa só, a menor sonda que eu já vi a venda tem 10 metros de comprimento, já pensou toda vez que for passar um cabo você ter que empurrar tudo isso pra dentro da parede pra passar apenas 1 ou 2 metros de cabo?
Então se a distância for curta e não houver curva, faz do jeito que mostrei.

Outra dica é dobrar a ponta dos cabos desse jeito aqui ao invés de usar fita isolante na ponta, dessa forma aqui você consegue passar um por um ou até todos juntos, vale lembrar que se for muitos cabos ou haver mais curvas também ai não justifica não usar a sonda guia.

© Todos Direitos Reservados | Engehall Elétrica | Curso NR10