Você sabe diferença entre um IDR DDR ou SDR, assim, na lata? Bateu o olho e já saber onde identificar se é um IDR, um DDR ou SDR?
Saber identificar com rapidez vai te ajudar muito no dia a dia. Continue lendo e você vai saber conseguir saber de cara a diferença entre IDR, DDR e SDR.
O dispositivo Diferencial Residual, popularmente conhecido como DR, é de uso obrigatório desde 1997, conforme a NBR 5410.
Ele possui a função de desenergizar o circuito sempre que houver uma fuga de corrente acontecendo em algum ponto da parte elétrica.
A instalação desse dispositivo é altamente importante, pois ele será o responsável por proteger as pessoas contra os efeitos dos choques elétricos que podem ser originados pelas correntes de fuga.
O funcionamento do DR acontece da seguinte forma: quando acontece uma fuga de corrente que ultrapasse a corrente máxima de fuga do DR, o dispositivo identifica essa fuga e desliga de forma automática o circuito.
Em residências usamos DR com uma corrente máxima de fuga de 30 mA, pelo fato desses 30 mA serem a intensidade máxima de corrente que um ser humano consegue suportar sem causar nenhum dano à saúde. Mas é bom saber que existem DR com outros valores de corrente de fuga, como por exemplo, 100mA, 300mA e 1000mA.
Mas estes valores são mais utilizados em indústrias e tem a finalidade de proteger a instalação e os equipamentos, não as pessoas!
O mais famoso é o tal IDR. Com certeza já ouviram falar do DDR e provavelmente uns ou outros do SDR. Mas você sabe qual a diferença entre eles?
Praticamente em todas as lojas que vendem materiais elétricos conseguimos encontrar o IDR. A sigla IDR como vocês já devem saber, significa Interruptor Diferencial Residual. Esse dispositivo atua em uma instalação apenas quando ele detecta uma fuga de corrente.
Além do IDR, existe também o DDR. DDR é a sigla de Disjuntor Diferencial Residual. O DDR é mais difícil de ser encontrado no mercado, pois poucos fabricantes produzem esse dispositivo e, quando ele é encontrado para compra, possui um preço bastante elevado. Então, se precisar de um menino desse, prepara o bolso...
Diferentemente do IDR, o DDR protege os circuitos da instalação não apenas contra as fugas de corrente como também contra os curto circuitos e sobrecargas, pois o DDR possui a função tanto do IDR quanto a de um disjuntor. Aí, o preço vale o produto, pois estamos falando de 2 em 1.
Caso você realize uma comparação visual entre o IDR e o DDR, os mesmos serão quase iguais, são tipo gêmeos idênticos, quase ninguém sabe quem é quem.
Agora, quando você passa a analisar as informações contidas na embalagem, carcaça ou manual desses dispositivos, você conseguirá diferenciar um do outro.
Uma forma rápida de diferenciar esses dispositivos será analisando a carcaça dos mesmos.
Temos aqui um DDR e um IDR da mesma marca.
Como sabemos os disjuntores possuem curvas de ruptura, os interruptores não.
Então na imagem 1 a gente consegue ver a letra C antes do numeral 20 (que é sua corrente nominal), essa letra está indicando que esse dispositivo tem uma curva de disparo, no caso a curva C, no outro dispositivo ao lado não tem essa letra, tem apenas a indicação da corrente nominal que ele suporta, isso indica que ele é o IDR, já o modelo do lado, com a letra é o DDR. Essa na minha opinião é a maneira mais rápida e fácil de você identificar se o seu dispositivo de proteção é um IDR ou DDR, fora isso é necessário consultar o manual do fabricante.
Adquira com 20% de desconto: Curso de NR10 Engehall
E conheça nosso curso NR35, Trabalho em Altura.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.