⚠️ Por ISSO que NÃO pode USAR DISJUNTOR de 40A para cabo 1,5MM² 🔥

👉 Grupo VIP projetos: https://ift.tt/3zyBnQ0

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3rIBRAv
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3zyBsTO
------
Fala meus queridos!
Sejam todos muito bem vindos a mais um vídeo de nossa série MDC - A Máquina Destruidora de Componentes aqui da Engehall.

Temos uma novidade pra vocês!
Desta vez não vai ser apenas um vídeo por semana da MDC não, desta vez será uma semana inteira de vídeos realizando testes na nossa MDC, olha que maravilha, a turma tava com saudades dessa mocinha aqui em ação!

Pegamos os testes mais pedidos dos últimos tempos aqui no canal e vamos fazer tudo de uma só vez, o que achei mais legal é que os pedidos de vocês relatam situações típicas do nosso cotidiano envolvendo a área elétrica.

Vamos testar uma extensão elétrica barata daquelas compradas em supermercado ou numa loja não especializada! Além disso, vamos testar uma extensão caseira, daquelas que você mesmo compra os componentes e tenta montar, e o mais pedido de todos, iremos testar os tais adaptadores de tomadas de 20A para 10A, mesmo sabendo que isso é uma adaptação fora de norma e perigosa!

Enfim vai ter muito teste bacana, e para a aula de hoje, vamos simular uma situação que costumamos encontrar na maioria das residências, o mau dimensionamento dos disjuntores, que é um erro grave e muito sério, bora pro primeiro vídeo então? vem comigo!

Turma, aposto que muitos de vocês já deram manutenção em QDC com disjuntores de 32, 40A ou até mais protegendo cabos de 1,5 ou 2,5mm², estou certo? Talvez você tenha pegado até situações piores que isso, já lembra de alguma aí e coloca nos comentários ai quando acabar a aula pra gente!

Aproveitando também, no fim da aula eu vou falar mais da LIVE que vai rolar nessa semana, comigo e nosso Engenheiro Alessandro Costa, vamos trazer uma surpresa bem legal, aguenta aí que dou mais informações de como você pode participar.

Porque para o teste de hoje, vamos simular a ligação de um cabo de 1,5mm² em um disjuntor de 40A do modelo NEMA. Escolhemos um disjuntor nema, porque este tipo de ligação ainda é bastante comum em instalações antigas e dependendo da região do Brasil este disjuntor é usado até mesmo em padrões de entrada nas quais não tem quadro de distribuição na casa, apenas o disjuntor do padrão, um cabo principal e vários cabos interligados, a famosa rede mestra, a ideia é simular uma situação deste tipo, mesmo sabendo que tá tudo errado!

A metodologia usada no teste será o seguinte:
1 - Primeiro, testamos o componente no limite da capacidade de corrente do disjuntor que é 40A durante um período de 3 minutos;
2 - Em seguida, vamos ir subindo a corrente até causar a atuação do disjuntor ou o rompimento do cabo!

Ai já te faço a pergunta, será que o cabo irá romper, pegar fogo ou o disjuntor irá atuar, protegendo a instalação?
Iniciaremos nosso teste colocando os 40 amperes que é a capacidade do disjuntor, só que vale lembrar que estamos usando cabo de 1,5mm² e este suporta uma média de 15A dependendo do método de instalação logicamente.
Analisando a temperatura inicial no cabo, podemos perceber que ela está entre 20 e 30 graus. Deixamos nesta corrente de 40A, por 3 minutos e a temperatura chegou a atingir 130 graus, logicamente tá dentro da capacidade do disjuntor, então ele não atuou.
Reparem que neste teste antes mesmo dos 3 minutos houve um certo aumento na capa isolante do condutor, ele parece que inchou, e também com o tempo começou a soltar uma pequena fumaça. Logicamente a corrente aplicada cai um pouco devido ao aquecimento mas se mantém acima de 30A, e o cabo continua aquecendo, se deformando e o disjuntor, sussa nada de atuar!

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais:

ESCRITÓRIO BH

Av. Portugal, 4340
Itapoã - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 3499-6030

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Rua Tenente Coronel Soares Neiva, 72
Vila Aricanduva - São Paulo / SP
Telefone: (11) 3090-2670

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Telefone: (21) 3090-0798

OUTRAS CIDADES

apartmentmagnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram