⚠️ Muito CUIDADO ao PASSAR CABOS em ELETRODUTO de METAL 🔌

Maquina de solda: https://ift.tt/3m8BQFp
Obs: Cupom “ENGEHALL” válido para a primeira compra e pedidos acima de R$ 399,00

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://ift.tt/3yTmE2p
------

✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
➽ https://ift.tt/3g80TVb
------
Fala meus queridos, chegou o dia de passar os cabos para ligar as tomadas e refletores do galpão!

No vídeo de hoje então vamos mostrar como foi a passagem de cabos dentro dos eletrodutos galvanizados que fizemos a infraestrutura mostrada no episódio anterior.
Confere se você tá inscrito aqui no canal, ativa o sininho das notificações, deixa o like antes de ir embora, e bora pra aula!

Turma, como vocês viram no primeiro episódio do projeto, cada galpão tem seu quadro de distribuição, mas o galpão principal possui um quadro maior, pois ele servirá de quadro primário, já o galpão menor será um quadro secundário!

Em ambos os galpões teremos 2 circuitos de iluminação, devido a soma das cargas dos refletores, também teremos 2 circuitos de tomadas, um monofásico 127V e outro bifásico 220V, e no galpão principal também tem a previsão de uma tomada industrial trifásica, que foi uma exigência do cliente para uso específico de alguns equipamentos portáteis que eles tem lá.

Cabe lembrar pessoal, que os galpões atualmente são usados para armazenamento de materiais. Logicamente o ramal de alimentação não foi dimensionado conforme a carga atual que é muito baixa. A gente manteve a alimentação dos galpões com o cabo de 50mm² em alumínio que é equivalente na capacidade de condução de corrente do cabo de 35mm² em cobre, para justamente conseguir entregar toda capacidade de carga do padrão, caso futuramente tenha necessidade deste uso, que também foi uma exigência do cliente deixar tudo preparado, entendidos? Bora pra obra então!

Show de bola até aqui né não pessoal?
Mas pode ficar tranquilo que não paramos por aqui!
Já vai compartilhando mais este episódio com pessoas interessadas em eletricidade, clica nessa setinha meio torta aqui e manda no whatsapp deles que é sucesso!
Porque até o momento passamos os cabos apenas de um dos galpões!
Agora chegou a hora de agilizar o galpão ao lado, os meninos gravaram um pouco da infraestrutura que foi feita com eletroduto de uma polegada e meia na alimentação do quadro, onde iremos passar os cabos de 35mm² de cobre para depois conectar no ramal aéreo de alumínio de 50mm².
O mais curioso é que o Brener andou treinando uma atividade diferente pra conseguir fazer um suporte pra essa obra. O menino aprendeu a fazer solda e com isso já estreou a nova máquina de solda que chegou pra gente, confere mais como foi esse serviço ai.

Ok ok até aqui meus queridos, viram que inversora de solda top?
Além de pequena, é super leve e ainda por cima é bivolt, uma mão na roda!
Se você quiser saber mais informações deste modelo, aguenta ai que no fim da aula deixo o link direto do site da nossa parceira super pro, e ainda vou falar do cupom de desconto da engehall pra você usar lá, porque agora vamos continuar a infra, agora com dutos de 1 polegada conforme mostrei no projeto, e também vamos ver como foi a passagem de cabos, porém agora do galpão principal. bora ver…

Mas seguinte, neste dia ainda não deu pra passar os cabos 35 do ramal de alimentação e conecta-los no 50mm de alumínio, isso a gente encaixa em um próximo episodio ai no fechamento do quadro e tal.

E falando do próximo episódio vamos ver como foi feito o sistema de aterramento na chegada do galpão, a gente fez novamente um sistema TN-C-S, ou seja o neutro vem aterrado lá do padrão através do ramal de alumínio e chegando no quadro a gente fincou mais 3 hastes e interligou aos barramentos de neutro e terra equipotencializando tudo que foi possível, inclusive a nossa infra de alumínio como vocês já viram sendo aterrada em alguns pontos de inspeção ai!

Agora comenta ai o que você tá achando da serie, coloca a hashtag #diretodaobracomaengehall escreve na frente o que você tá achando, que quero ler..
Aproveita e clica nessa setinha meio torta aqui em cima e compartilha com seus amigos mais este episódio, afinal como já falei a turma gosta de ver nosso time com a mão na massa né!

Escrito por: Marlon Pascoal Pinto

Instrutor de Normas Regulamentadoras
Engenheiro Eletricista/Segurança do Trabalho
Crea: 172.438/D MG

Aprenda os 3 Pilares para se tornar Eletricista, agora mesmo
e de forma 100% grátis.
CURSO-GRATIS

SIM! Eu quero realizar o Curso
de Eletricista Gratuito

certificado iso 9001
Logo Crea
chevron-down