Responda pra mim: A instalação elétrica da sua casa é mais antiga e não possui sistema de aterramento?
Sim André, sei que aqui em casa não tem aterramento e estou ciente dos riscos!
Só que recentemente você navegando pela internet viu um anúncio escrito “aterramento eletrônico, aterra e protege instalações elétricas que não tem aterramento” aí você como todo bom brasileiro pensou: Dá pra resolver esse BO gastando bem menos!
lamento dizer meu amigo, sorria você está sendo enganado!
É meus queridos acreditem se quiser, compramos um aparelho de 38 reais que segundo o fabricante aterra e protege os equipamentos ligados em instalações elétricas que não tem aterramento, contra choques elétricos, contra ruídos de rede, afinal dizem se filtro de linha e também protege contra surtos, pois ele tem varistores.
Pois então, parece milagre né? E é justamente o que este aparelhinho diz que faz. Mas, será verdade mesmo, ou isso é apenas mais uma ideia maluca pra enganar pessoas leigas e tomar o dinheiro delas? Resolvemos testar, bora pra aula…
Seguinte turma. Comprei este aparelho na internet, pelo incrível valor de R$38,00 já incluso o frete, PECHINCHA MESMO... Pela descrição do fabricante, parece que a única coisa que ele não faz é o café para você , o resto ele faz tudo.
Bom, vamos falar sério agora!
Na embalagem está informando que este aparelho é um protetor completo de rede elétrica desenvolvido para garantir ao usuário proteção total e prolongar a vida útil de seus equipamentos”. E também informa que ele é para ser utilizado apenas em redes monofásicas, sejam elas 127 ou 220V.
Além disso, no corpo do equipamento ainda tem algumas informações técnicas como tensão, corrente e potência máxima suportada, inclusive tem uma menção da NBR14136, por causa do seu plug ser compatível com esse padrão, e também o fabricante desta peça aqui resolveu deixar na embalagem o CNPJ dele, email e site para contato, por um lado isso é interessante, a maioria dos fabricantes não dá muitas informações.
Outra coisa que tem na etiqueta é um número de registro, como no corpo do equipamento tem o selo do inmetro, nós procuramos no site do inmetro e não achamos nada referente a esse registro, aí digitamos o número no google, e logicamente por ser uma sequência de letras e números deveria aparecer algo, porém nada apareceu novamente.
Fomos ao site do fabricante para pegar mais informações de certificação deste produto e não achamos nada, nem o selo do inmetro que tem no produto está no site. Enfim, vamos ver como ele funciona e depois vamos testá-lo na prática
Seu funcionamento é bastante simples, basta colocar na tomada e encostar neste "botãozinho cromado'' aqui do lado. Se o led verde acender, está ok, caso contrário, basta invertê-lo. Tem também um led vermelho que indica se tem energia naquela tomada.
Bom, uma coisa que me chamou bastante atenção foi a Ausência do Pino Terra no equipamento. Será que este aparelho está utilizando o neutro aterrado da rede para isso? Se estiver, está errado! O item 6.4.3.4.1 da NBR 5410 cita que o uso de condutor PEN só é admitido desde que sua seção do cabo superior a 10 mm2 e limitado ao quadro de distribuição. Esse aparelho aqui foi feito pra ser conectado na tomada, logo sua alimentação elétrica não será superior a 10mm 2, ou seja se ele é vendido como “aterramento”, aí já temos a quebra da principal regra da norma referente ao condutor PEN, se ele fosse vendido como um protetor contra surtos aí a regra era outra, mas ele é vendido como aterramento eletrônico, então o negócio muda né…
Agora antes de ir para o teste de funcionamento, vamos lembrar rapidamente para que serve o sistema de aterramento em uma instalação!
Pensando nisso, vamos ao teste. Vamos ver se em caso de fuga de correntes esta corrente seria conduzida ao terra, evitando o choque.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À ENGEHALL – Curso NR10 Online.