Tipos e características das lâmpadas

Curso NR10 Online - Tipos e características das lâmpadas

 

 

 

 

tipos de lampadas

Convivemos hoje com diversos tipos de lâmpadas de maneira que podemos escolher desde as mais econômicas até aquelas com maior potencial de iluminação. Cada lâmpada será a mais indicada de acordo com a quantidade que se pode investir, o ambiente a ser iluminado, o tipo de luz necessário etc. Para escolher a lâmpada mais adequada é necessário um estudo do ambiente em que ela será instalada, no entanto, além disso, é importante conhecer as características de cada lâmpada.

Existem três principais grupos de lâmpadas acessíveis aos consumidores residenciais, incandescentes, fluorescentes e LED.

Lâmpadas incandescentes

As lâmpadas incandescentes são o tipo há mais tempo utilizado. Emitem luz pela existência de um filamento de tungstênio, uma resistência, dentro do bulbo, que com a passagem da corrente esquenta e fica incandescente, emitindo uma forte luz amarela. São de baixa eficiência, gastam muita energia e produzem muito calor, mas pouca energia luminosa, cerca de apenas 5% é da corrente utilizada é convertida em luz. Produzem um ambiente aconchegante e tem uma boa dispersão de sua luminosidade, mas também esquentam o ambiente. São as de menor custo para aquisição, mas as que apresentam o maior gasto para o uso.

Lâmpadas fluorescentes

A tecnologia para a produção de lâmpadas fluorescentes é bem diferente das incandescentes. São constituídas por um tubo de descarga alongado com um eletrodo em cada extremidade, preenchido por vapor de mercúrio de baixa pressão. Esse vapor, quando excitado pela passagem de corrente elétrica, produz radiação ultravioleta, essa radiação é transformada por uma substância fluorescente que reveste o tubo em luz visível e não prejudicial.

Essa substância utilizada pode apresentar diversas combinações, desde luz branca à nega, sendo a mais comum a que produz luz branca, mas esse branco pode ser branco quente, branco neutro ou branco luz do dia. É um tipo de luz mais apropriado para a iluminação uniforme de áreas mais amplas, devido às suas características. Esse tipo de lâmpada tem um elevado rendimento luminoso, sendo de 2 a 4 vezes mais eficientes que as incandescentes, além disso, possuem longa duração de vida, esses fatores fazem com que seu valor mais elevado seja abatido ao longo do tempo.

Lâmpada de LED

Uma lâmpada de LED é formada por um conjunto de diodos emissores de luz (Light Emitting Diode – LED em inglês). Esse diodo, quando energizado, emite luz visível em um relativo longo espectro, através do movimento de elétrons por um material semicondutor. A luz emitida pode ser em diversas cores com a combinação de gases no interior, por exemplo, na presença de fósforo a luz emitida pode ser vermelha ou amarela.

Um LED tem uma dos maiores rendimentos luminosos, convertendo entre 60% e 80% da energia elétrica utilizada em luz visível. Outra grande vantagem dessas lâmpadas é que elas duram cerca de 25 mais vezes que uma incandescente e 3 vezes mais que uma fluorescente, isso leva a uma vida útil entre 25 e 50 mil horas. No entanto, uma lâmpada LED não queima completamente, a luminosidade delas decaí, principalmente a partir das 25 mil horas de uso. Esses fatores fazem dessas lâmpadas bastante econômicas, no entanto o preço de compra delas é elevado, devido às tecnologias utilizadas no interior do produto. No entanto, esse investimento se faz valer em longo prazo.


Saiba mais: Choque Elétrico








Por:
Visite nosso perfil no Google Plus

*Fonte: http://goo.gl/A9Vnhm, http://goo.gl/QTHVkK, http://goo.gl/4A9ZJw, http://goo.gl/LDywqp, http://goo.gl/q4WOph





 



 

 

 

 

 

 

 


CURSO DE NR10 ONLINE E PRESENCIAL