Aterramento TN

Esquema TN

O esquema TN possui variações para uma melhor aplicabilidade. Nesse esquema, a fonte de alimentação é diretamente aterrada como no esquema TT. Na instalação, todas as partes metálicas expostas e as partes metálicas não pertencentes à instalação são ligadas ao condutor neutro através de condutores de proteção.

Esquema TN-C

Na aplicação desse esquema as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor que é designado com PEN (condutor de proteção neutro). Ele requer o estabelecimento de um ambiente equipotencial eficiente com o uso de eletrodos espaçados regularmente. Este esquema não é permitido para condutores de seção inferior a 10mm² e para os equipamentos portáteis e flexíveis. Além disso, ele apresenta características em situações de falha que tornam seu uso proibido em locais onde exista o risco de incêndio.

esquema-tn-c
Clique na imagem para ampliar.

Esquema TN-S

Na configuração desse tipo de esquema os condutores de proteção e o neutro são separados. Quando o sistema possuir cabo enterrado com uma capa de chumbo, na maioria das vezes, o condutor de proteção será essa capa de chumbo. Em circuitos de condutores de cobre com seção inferior a 10mm² e nos condutores de alumínio e em equipamentos móveis 16mm², é obrigatório o uso de condutores separados PE e N (cinco fios).

esquema-tn-s
Clique na imagem para ampliar.

Esquema TN-C-S

Os esquemas TN-C e TN-S podem ser utilizados em uma mesma instalação fazendo com que as funções de neutro e de proteção sejam combinadas em um único condutor. Nessa configuração, o esquema TN-C não deve nunca ser usando à jusante do sistema TN-S. Normalmente, o ponto de separação do condutor PE com o condutor PEN é na origem do sistema.

esquema-tn-c-s
Clique na imagem para ampliar.

Outros Tipos de Aterramento:

Esquema TT
Esquema IT

Conheça o Curso de nr10 online da Engehall.